03 abril 2008

O buraco negro mais pequeno


Identificado pelos Astrónomos da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e baptizado de J1650, o buraco tem uma massa quatro vezes maior do que o nosso Sol e o tamanho aproximado de uma grande cidade. Se a dimensão é reduzida, a sua força gravitacional poderá ser maior do que a de muitos outros buracos negros identificados no centro das galáxias.
Shaposhnikov, um dos cientistas envolvidos, disse que se alguém se aventurasse próximo do J1650 (zona sul da constelação Ara, na Via Láctea), a gravidade esticaria o seu organismo ao ponto de ficar parecido com um fio de esparguete.
O satélite da NASA Rossi X-ray Timing Explorer, aliado a uma nova técnica para avaliar o tamanho do buraco negro, permitiu chegar a esta descoberta, anunciada numa conferência da Sociedade Astronómica Americana, em Los Angeles. Shaposhnikov e o seu colega Lev Titarchuk descobriram que o J1650 tem uma massa 3,8 vezes maior do que o Sol e um diâmetro de cerca de 24 quilómetros. Antes do J1650, o buraco negro mais pequeno conhecido era o GRO 1655-40, com uma massa 6,3 vezes superior à do Sol.
[Fonte: Jornais]

Sem comentários: