13 abril 2008

Arte e crueldade


Guillermo Vargas Jiménez, também conhecido como Habacuc, é um homem quase tão odiado como um ditador. Motivo: Exposicion No.1, 2007, Galeria Códice, em Manágua, Nicarágua. Um cão famélico, cheio de pústulas e feridas de sarna amarrado ao canto do que supõe ser a sala de exposições da Códice, umas vezes em pé a olhar em volta, em aparente desamparo, outras deitado, de focinho recolhido entre as patas, como que resignado. Segundo a história que correu à época e que voltou a circular nos últimos dias por e-mail, Guillermo terá pago a cinco crianças para apanharem um cão vadio num dos bairros pobres da capital nicaraguense, depois tê-lo-á mantido preso na galeria, sem água nem comida, até à sua morte por inanição, como elemento de uma estrutura com características de instalação: o hino sandinista a correr do fim para o princípio numa aparelhagem, o que o próprio diz serem 175 pedras de crack e uma onça de marijuana a arder num incensário e a frase "és o que lês" escrita com ração para cão na parede em frente àquela a que o animal está preso - fora do seu alcance, portanto.

Habacuc, costa-riquenho de 32 anos, o profeta da justiça divina, passou de zero fora do circuito da arte latino-americana a odiado. Cínico, monstro, psicopata, assassino, doente, louco são alguns dos adjectivos que se colaram ao seu nome.

Por causa da exposição e por ter sido convidado a levar a instalação à Bienal Centroamericana Honduras 2008, foi posta a circular uma petição de Boicote à presença de Guillermo Habacuc Vargas nessa Bienal. Uma petição que conta já com mais de dois milhões de assinaturas de gente de todo o mundo.

Habacuc explica que a sua Exposicion No.1 se assume como comentário ao que aconteceu a Natividad Canda Mairena, um imigrante nicaraguense na Costa Rica que entrou durante a noite num complexo industrial de Cartago e acabou por ser morto por dois rottweiler da segurança, num ataque à vista de membros da segurança do complexo e, depois, também da polícia que entretanto acorreu ao local. Ambas forças de segurança explicariam posteriormente nada ter podido fazer e não terem usado as suas armas de fogo com medo de acertar em Natividad, em vez de nos cães. "Há um vídeo de duas horas, das câmaras de segurança, em que ele é esquartejado enquanto toda a gente assiste. O que eu tentei foi criar uma situação semelhante, uma relação semelhante entre o que se passava na minha obra e o público da galeria".

Habacuc contava com um efeito mediático do tipo bola de neve – de resto, na ficha técnica do projecto tem discriminados desde o início cinco elementos: o hino sandinista, o incensário, o cão e o texto de parede, sim, mas também "a utilização de meios de comunicação de massas" como "a imprensa escrita e a Internet". Mesmo assim, diz ele, o caso "superou as expectativas".
"O cão morreu na exposição", diz-nos a dada altura. Perguntamos-lhe se está a aludir à narrativa sugerida pela sua obra (ficção), ou a afirmar que o cão efectivamente morreu (plano da realidade). Ele diz apenas: "Na realidade reservo-me o direito de não responder."

Era de esperar. Exposicion No.1 vive, em parte, das possibilidades projectivas deixadas ao público - fechar a narrativa seria, em parte, destruir o efeito procurado. E, depois, Habacuc acrescenta: "Eu desconfio das mensagens claras."

[ler mais em Arte, Vanessa Rato, P2, 12Abr08]

Sem comentários: