05 maio 2008

Sofia Campos Soares: Ensinar português em Zagreb

A nossa língua seduz. O nosso país atrai. Querem provas? Então vejam o que diz Sofia Campos Soares ao PJ:

«Há quatro anos atrás tínhamos apenas um Curso Livre de Língua, Cultura e Literatura Portuguesas, de três anos, agora temos o Curso de Licenciatura em pleno funcionamento, de acordo com o Sistema de Bolonha 3+2, e nem acredito que no próximo ano já vamos ter alunos de Mestrado. Neste momento temos 100 alunos inscritos na área de Estudos Portugueses, e acredite-se ou não, no último exame de admissão à Faculdade de Letras da Universidade de Zagreb, em Julho de 2007, houve 23 alunos a lutar por cada vaga do curso de Língua e Literatura Portuguesas, fazendo-o o curso mais procurado deste ano lectivo.»

Há já «uma nova Universidade interessada em ensinar português (Universidade de Zadar) ou um leitorado apoiado pela Universidade de Liubliana, na Eslovénia, a solicitar umas aulas de Cultura Portuguesa de vez em quando, para que os seus alunos tenham contacto com um falante nativo, ou ainda o leitorado vizinho (Universidade de Belgrado, na Sérvia) solicitando o meu apoio no Curso Intensivo de Verão… e claro… o "Lusco-Fusco" - o Grupo de Teatro Português da Faculdade de Letras da Universidade de Zagreb, criado há três anos atrás.»

1 comentário:

Carlos Faria disse...

Com a Gala Prémios Talento 2007 realizada no passado dia 8 de Junho, recordei uma vez mais o trabalho da Sofia Soares fora do País, para ensinar.

Para quem tem acompanhado o seu percurso e (re)conhece o que tem ensinado da Língua Portuguesa além-fronteiras, também a distingue com o mesmo prémio Talento. Pois para além do “apenas” ensinar, ela levou a nossa História e a nossa Cultura. Parabéns Sofia Soares!