12 maio 2008

Pauline Oliveros 2


Pauline Oliveros é uma compositora norte-americana. Nasceu a 30 de Maio de 1932, em Houston, Texas, lugar onde cresceu. Apesar de os pais serem professores de piano, Oliveros apaixonou-se pelo acordeão. A vida da artista como acordeonista, compositora, performer reflecte-se na abertura da sua própria sensibilidade e da dos outros às múltiplas facetas sonoras. Nas últimas quatro décadas, ela explorou o som e desbravou novos territórios musicais, influenciando profundamente a música americana, através do seu trabalho com improvisação, meditação, música electrónica, mito e ritual.

Em 1981, Oliveros abandonou a carreira académica para se dedicar ao trabalho como compositora/performer free-lance, ao ensemble Deep Listening Band (DLB) e à sua própria organização artística, a Pauline Oliveros Foundation, que criou em 1985. Os anos 90 tiveram início com uma carta de distinção do Centro de Música Americano, apresentada no Lincoln Center em Nova Iorque.

Grande parte do seu trabalho recente envolve a colaboração com os membros da DLB e explora o conceito de “Deep Listening” - um estado de elevada consciência auditiva – , bem como a utilização de Expanded Instrument Systems que aumentam as possibilidades expressivas dos instrumentos recorrendo a sistemas electrónicos de alteração do som, sempre observando as características do espaço de performance, considerado ele próprio um instrumento vivo.

Sem comentários: