Nome científico: Pterodroma feae (Mathews, 1934)
Família: Procelariidae
Distribuição e Habitat: Espécie endémica da Macaronésia, no entanto nidifica exclusivamente no arquipélago da Madeira, mais exactamente no Bugio (Ilhas Desertas). É uma ave marinha pelágica que escava o ninho no solo.
Estatuto de Conservação e Ameaças: Espécie considerada vulnerável porque possui uma população pequena e porque a sua área de ocupação é muito reduzida. Está naturalmente protegida pela acessibilidade muito difícil que o Bugio apresenta.
Pensava-se que a Freira do Bugio existia na Madeira e em Cabo Verde. Afinal, só existe na Madeira. E foi agora classificada como sendo endémica desse arquipélago, ou, melhor, do Bugio, uma das três ilhas das desertas. Até há pouco, os cerca de 200 casais de Pterodroma feae existentes nas desertas, juntamente com os que nidificam em quatro ilhas do arquipélago de Cabo Verde formavam uma só espécie. Mas já existiam dúvidas sobre a classificação correcta das populações. No entanto, a nível morfológico as diferenças eram pequenas e ficavam-se pelo bico e pelas patas dos indivíduos. Recentemente, os investigadores do projecto SOS Freira do Bugio obtiveram resultados da pesquisa genética feita com tecidos dos indivíduos de Cabo Verde.
Os dados provaram que a diferença genética é demasiado grande e obriga a elevar a população da Madeira a uma espécie diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário