08 maio 2008

Mais uma pérola made in Maria de Lurdes Rodrigues ministério

Maria de Lurdes Rodrigues dixit: "o sistema de ensino já não é só um sistema de aprendizagem, posto que tem de responder de forma positiva a novas exigências e sinais sociais, em áreas como a saúde, o ambiente e a cidadania".

Andará a dormir ou será que isto é só mais um faz de conta? Faz de conta que está a dizer algo de novo. Faz de conta que os programas das mais diversas disciplinas não contemplam de há uns anos para cá esses sinais sóciais. Faz de conta que não estão eleições à porta.

Curiosa a ênfase na aprendizagem. Talvez queira dizer que saber ler e escrever, saber calcular e reflectir não são os eixos que ambiciona para a escola pública. A notícia não é clara. Fala de escola mais aberta. O que será isso? Partir os tectos e telhados? Partir paredes? Será que a sra. ministra acha que a escola é coutada do PCP? Há frases muito enigmáticas. Isto para não dizer disparatadas. Embora se possa dar o caso de a notícia ter descontextualizado o discurso da sra. Até porque se fala ali de autonomia. Ora se nalguma coisa Lurdes Rodrigues é campeã é precisamente na infantilização do ensino e na destruição intencional da tão propalada autonomia. Imaginam algum patrão a tratar os seus profissionais por qualquercoizecos e vir depois dizer que eles não são autónomos?

Sem comentários: