07 maio 2008

Angola, take 2

Angola reagiu. Como? Largando petardos a torto e a direito, bem ao estilo que caracteriza jardins e demais democratas cujo fito é o desenvolvimento do lugar onde vivem. A gente espreita os lugares e percebe logo quem é que se desenvolve (assim ao jeito de um velho motor de combustão). Adiante. Diz o Jornal de Angola, na Edição Online n.º 2459: «Bob Geldof é verdadeiro, trata-se daquele espertalhaço que fez concertos rock para matar a fome ao mundo, mandou uns bagos de jinguba para África e o resto foi para outros bolsos mais selectos. O BES também é verdadeiro, tem largos interesses económicos em Angola e, pelos vistos, a sua administração gosta de lidar com criminosos. Pinto Balsemão também é verdadeiro, embora adore vender ilusões. A falsidade da notícia está no facto de ter reportado que o embaixador angolano, Assunção dos Anjos, abandonou a sala quando o comediante Bob disse que Angola é governada por criminosos.

Na verdade, o embaixador de Angola em Portugal nem sequer estava na sala. Ninguém de bom-senso perde tempo a ouvir comediantes de quinta categoria, ainda que convidados por banqueiros milionários e o local do espectáculo seja o luxuoso Hotel Pestana de Lisboa.»

Como se vê, enfia a carapuça, ataca o BES e Pinto Balsemão, mas nada diz sobre a riqueza dos seus dirigentes. Não, faz retórica sobre o que estão a fazer. É uma peça exemplar de propaganda, vale a pena lê-la, fala do: «esforço que o Estado Angolano tem vindo a fazer para melhorar as condições de vida das populações, expresso no asssegurar [sic] dos direitos, liberdades e garantias, nos apoios à escolaridade, nos programas escolares de alimentação das crianças carenciadas, nas reconstruções de estradas, hospitais, estações de saneamento e tratamento de águas, entre outras medidas de desenvolvimento sustentado».

2 comentários:

Anónimo disse...

Vale a pena fazer uma visita aqui: http://joshuaquim7.blogspot.com/2008/05/geldof-no-tem-razo.html

Anónimo disse...

Vão aqui e vejam:http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={4007C6F6-DCBC-4627-BFC5-1E69CA3387AA}