06 janeiro 2012

Ladrões fazem aumentar preço de quadro


Colm Tóibín no livro de contos recentemente traduzido entre nós (Mães e Filhos) fala de um quadro de Rembrandt, Retrato de uma velha, que fora roubado e estava enterrado para ser vendido a uns holandeses. Mas por vicissitudes que agora não interessam, talvez venha a ser queimado. O quadro, avaliado em cinco milhões de libras, não será vendido nem regressará ao local donde foi retirado.
O quadro de hoje tem uma história diferente: “Olympia”, de René Magritte, avaliado entre 3 e 4 milhões de euros, fora roubado do museu de Jette há dois anos e foi devolvido pelos ladrões, provavelmente por não o terem conseguido vender.
O especialista de arte Janpiet Callens foi contactado há duas semanas, de forma anónima, com o objectivo de lhe ser dada a obra, para posterior devolução. Segundo o curador do museu René Magritte, os ladrões facilmente se aperceberam de que não seria possível vendê-lo porque era demasiado conhecido e preferiram livrar-se dele. "Felizmente, não o destruíram". Curiosamente, o preço de 2009 aumentou e muito, de 700 mil euros já vale 3 a 4 milhões.
Para quem dominar a língua, pode ler e ver a notícia belga aqui.

Sem comentários: