04 janeiro 2012

A Grécia treme. Seremos os próximos?

A Grécia pode entrar em falência desordeira em Março, mas continua a cumprir os objectivos da troika. A cegueira parece recorrente. De ajustamento em ajustamento os gregos empobrecem, o país afunda-se, o governo quer agradar à troika.
«O início do ano começou com um porta-voz do Governo a advertir, ontem, para a inevitabilidade de a Grécia sair da zona euro se não conseguir dos credores internacionais luz verde para receber o envelope financeiro que lhe permite assegurar os seus compromissos. A ideia contraria o discurso mais optimista revelado em Novembro pelo primeiro-ministro, quando Papademos foi anunciado o novo chefe do Governo, e nessa altura afastou qualquer cenário de saída da Grécia da moeda única.
Mas, desta vez, deixou um outro alerta mais amargo, feito por carta às centrais sindicais e patronais gregas: não exclui um cenário de entrada em bancarrota, se o país não conseguir dos credores internacionais um acordo durante as negociações com as missões da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional.» (ver aqui)
E nós, que também temos sido muito cumpridores do programa da troika?

Sem comentários: