14 maio 2008

Teleliteratura


Como estão os seus polegares? Ora vamos lá experimentar a agilidade. Depois é deitar mãos à obra. E, já agora, saber japonês. O telemóvel também pode servir para escrever ficção.

No Japão é assim. Rin tem 21 anos, vive em Kokura, no Sul do Japão, estuda enfermagem e escreveu a sua primeira obra literária, intitulada Moshimo Kimiga ("Se Tu..."), quando estava a terminar a escola secundária. Em 2007, a versão em papel da sua saga escrita num telemóvel vendeu 420 mil exemplares e terminou o ano na lista dos dez livros mais vendidos do Japão.

Não se trata de um fenómeno isolado, já que, além de Moshimo Kimiga, outros quatro romances redigidos em telemóvel terminaram o ano entre as dez obras literárias mais populares naquele país.

Por trás da maioria dos keitai-shosetsu estão mulheres, normalmente ainda muito jovens e estudantes. Receita para o sucesso: Frases curtas, muita acção, poucas descrições.


3 comentários:

Sam disse...

E onde podemos espreitar este best-seller de «literatura telemóvel»?

Cumprimentos.

pisca de gente disse...

Pode espreitar aqui: http://company.maho.jp/novel/index.html

pisca de gente disse...

Ou aqui: http://web.mac.com/iajukes/thecommittedsardine/BLOG/Entries/2008/2/24_Cellphone_Novels_Top_Sellers_in_Japan.html