01 maio 2008

O2...O2... isso é coisa aí para oxigénio


O mundo está a ficar mais ameaçador? Ou seremos apenas nós que estamos a ficar mais chatos? Se calhar é uma mistura de coisas. Por um lado, temos mais tecnologia que nos permite estudar o que nos rodeia com maior acuidade. Por outro lado, para termos essa tecnologia necessitamos de níveis de produção, consumo e poluição mais elevados que, por sua vez, contribuem para a degradação do meio ambiente.

Os oceanos estão a perder oxigénio, dizem. Diz um estudo feito por cientistas alemães e norte-americanos analisa a variação da concentração do gás ao longo de mais de quatro décadas, nas regiões tropicais do oceano Atlântico, Índico e Pacífico. E conclui que no Atlântico e no Pacífico existe uma camada de água a profundidades intermédias, com uma baixa concentração de O2, que tem vindo a aumentar de tamanho.

Da constatação passa-se à especulação: «o aquecimento global poderá estar por trás disto: se a temperatura média do mar aumentar, a quantidade de oxigénio solúvel diminui.» Mas os cientistas ainda não têm dados para relacionar os dois fenómenos. “A redução também pode ser causada por processos naturais”.

Pois então, dancemos. Dancemos que a valsa já vai avançada.

Sem comentários: