25 maio 2009

O telemóvel e as crianças


"O telemóvel é o meio que tenho para estar sempre a falar com os meus amigos. O MSN é a minha vida. Não consigo passar um dia sem entrar". "Sinto-me nu quando me esqueço do telemóvel em casa".
São crianças do segundo ciclo de ensino a falar, cujo dia-a-dia é marcado por essas duas ferramentas. E que ajudaram Teresa Sofia Castro na sua tese de mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. A utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5.° e 6.° ano de duas escolas do distrito de Braga é recorrente, porque a aquisição do primeiro telemóvel coincide geralmente com a entrada para a escola, ou seja, quando as crianças iniciam o seu processo de maior emancipação, autonomia e socialização, fugindo ao controlo familiar.

Fonte: JN

Sem comentários: