24 fevereiro 2012

Da falta de cultura política dos portugueses

A incompetência para governar Portugal é tripartida: PSD, CDS-PP e PS. São os partidos do arco governativo. São os responsáveis pelos anos de governação democrática que temos pós-25 de abril.
A crise não tem a ver com o nosso país, embora tenhamos descurado certas mudanças dolorosas. Mudanças que as grandes empresas sempre impediram, pois bastava que as tivessem exigido para terem sido feitas. E como já aqui se mostrou algumas continuam a travá-las, pois os lucros que obtêm anualmente são astronómicos.
O problema é que quem tem as mãos metidas na merda não se livra do cheiro e por isso atiram culpas uns para cima dos outros enquanto os negócios continuam a desenrolar-se em grande estilo, mesmo que pontualmente com menos lucro.
Isso que parece tão óbvio continua a não entrar nas cabeças duras de muito escriba. O ódio a Sócrates e a demonização do seu governo permanecem politicamente rentáveis. Mas socialmente criminosos, pois somos nós, os que não somos nem grandes empresários, nem gestores, nem banqueiros quem paga todas as facturas.
E das duas uma, ou somos completamente idiotas ou profundamente masoquistas, pois em vez de dizermos NÃO, rosna-se contra o governo anterior. Ou seja, demonstramos que somos, também, co-responsáveis pelo problema.

Sem comentários: