11 maio 2008

Sensacional

Almeida Santos, presidente do PS e ex-presidente do Parlamento: "Sócrates está a ser um primeiro-ministro excepcional".

A contenção salarial é um dado adquirido. Já o mesmo não acontece com a contenção das outras despesas do Estado. Continua-se a gastar milhões em propaganda, em esquemas que beneficiam a mesma meia-dúzia de sempre. Continua-se a lesar o Estado com gestões irresponsáveis e mal preparadas. Mas vem Almeida Santos e lá está, preto no branco: excepcional.

Centenas de portugueses estão à beira do limiar de pobreza, milhares acabam de ultrapassar a barreira e, a continuar assim, mais se aproximarão do descalabro. Mas recorde-se, Sócrates é excepcional.

Nem uma palavra na entrevista explica onde está a excepcionalidade. Será amor à camisola política ou habilidade de lobo velho. Até porque em momentos assim fazem-se fortunas colossais à custa do Estado. Quem já viu como funcionam secretarias e gabinetes do Estado, sabe como é. Mas o que importa é poupar nos trocos (que é o que a generalidade aufere mensalmente) para gastar no que importa (leia-se no enriquecimento pessoal, seja directa ou indirectamente). Chama-se a isto justiça social ou, se preferirem, socialismo. Sócrates não só é excepcional como merece que lhe façam uma estátua no parque dos poetas.

Sem comentários: