13 outubro 2009

Do tempo, dos homens, da arte


Sabia-se que as impressões digitais eram boas para capturar criminosos. O que não se sabia é que também servem para atribuir autoria de obras de arte. Mas foi o que aconteceu com o quadro Jovem de Perfil com Vestido do Renascimento, atribuído a um artista alemão que tinha estudado em Itália, onde se havia familiarizado com a obra de Leonardo da Vinci.
A impressão digital do indicador foi descoberta no topo esquerdo do pequeno quadro (33 X 23 cm) por Peter Paul Biro, um perito em arte forense, através de uma câmara revolucionária multi-espectral. Biro afirma à “Antiques Trade Gazette”, uma revista sobre arte, que a marca é "altamente comparável” a uma impressão digital do pintor encontrada no quadro São Jerónimo no Vaticano.
Volta e não volta, os quadros servem para compensar o pé de meia dos proprietários. E quem adquiriu este quadro, em 2007, foi Peter Silverman, especialista em arte renascentista. Vai daí submeteu o quadro a análises periciais. A análise efectuada com a técnica do carbono-14 permitiu datar o pergaminho de entre 1440 e 1650. A análise com raios infravermelhos revelou paralelismos com outras obras de Leonardo. E depois descobriu-se a impressão digital.
Agora, Martin Kemp, professor emérito de História de Arte da Universidade de Oxford, está convencido de que se trata de una obra de Da Vinci. E já rebaptizou o quadro com o nome de La Bella Principessa, depois de a ter identificado com Bianca Sforza, filha de Ludovico Sforza (1452-1508), duque de Milão, e da sua amante Bernardina de Corradis.
Sendo realmente obra de Leonardo, como afirma Kemp, trata-se do único trabalho que se lhe conhece sobre pergaminho.

1 comentário:

Carlos Faria disse...

O quadro lembra efectivamente da Vinci em quase todos os aspectos. Claro que eu concordo que a obra de um mestre deve ser mais importante que um estudo de uma discípulo sobre o primeiro. Mas continua-me a chocar que as obras pareçam mais importantes muitas vezes por serem atribuídas a alguém e não pelo que são em si.