14 outubro 2009

Dedipix o novo fenómeno





Os adolescentes em França inventaram uma nova moda: escrever dedicatórias no peito ou nas nádegas em troca de comentários nos blogues.
O fenómeno denominado "dedipix" (expressão que junta as palavras "dedicatória" e "pixel") alastrou entre os mais jovens, essencialmente na faixa etária dos 15 aos 25 anos.
O desejo de popularidade é a principal razão que leva a este tipo de exibicionismo. O que recebem em troca? Comentários nos seus blogues. É uma espécie de toma lá, dá cá digital. As jovens escrevem os nomes dos “anunciantes” no corpo e em troca eles deixam comentários. Quanto mais ousada é a parte do corpo em que escrevem a dedicatória, mais comentários recebem. É um ciclo que se alimenta a si próprio.
Há pouco tempo, alguém se lembrou de espicaçar o desejo de popularidade com mensagens deste tipo: “envia-me uma fotografia de uma parte do teu corpo na qual escrevas o meu nome e eu encho o teu blogue de comentários”. Estava assim criado o princípio do dedipix, a moda que está a dar brado nos media franceses e a dar dores de cabeça às autoridades.
Há um coleccionista de dedipix que oferece 35 comentários se a dedicatória for inscrita nas nádegas ou 40 de estiver sobre o peito. Há quem ofereça 300 comentários para inscrições em corpos nus.
Essa busca por notoriedade online, aliada ao facto de, segundo uma psiquiatra citada pelo Le Nouvel Observateur, os jovens terem uma relação "descomplexada" com o seu corpo, explica o crescimento do fenómeno.
Depois do sexting (palavra inglesa que junta sex com texting e que, em termos gerais, quer dizer que os jovens do século XXI andam por aí a escrever mensagens picantes e a tirar fotografias a eles próprios, nus ou seminus, enviando-as de seguida para os telemóveis de namorados e amigos) eis o dedipix.

Sem comentários: