03 outubro 2009

Açores e licenciados


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Nos Açores há muito se fez uma clara opção política: o grau zero. Interessava fazer com a educação o que há muito se fazia com outros sectores: estrangular, dominar. E fez-se. O antigo secretário conseguiu a proeza. A senhora que agora tem a educação a seu cargo limita-se a surfar uma onda cujo sentido lhe escapa, pois, notoriamente, não está talhada para o cargo.
O que é isso de grau zero? A escola não consegue, por mais missionários que possua, mudar o mundo que a rodeia, mesmo que seja o pequeno mundo da localidade. Limita-se a amortecer e a reflectir as características dessa comunidade. Ora, os Açores viveram durante séculos o paraíso da insularidade, preservando falares e costumes que se iam modificando no território continental português. Mas essa dimensão museológica criou fome e a fome é devastadora. Mal se apanha com alimento, abusa, engorda e organismo que assim se empanturra começa a dar sinais de obesidade crónica.
Depois de um projecto autonómico descentralizado, Carlos César chegou ao poder e começou a fazer contas, tendo concluído que a dispersão geográfica é inevitável e que S. Miguel deve concentrar em si tudo o que é gerador de riqueza. Quiçá por ser ali que houve história de "grandes" famílias. Arregaçou as mangas e tem trabalhado com afinco para cavar o fosso entre essa ilha e as restantes, que cada vez mais vivem para um futuro fantasmático ou para paraísos de veraneio, mas sem gente que as sustente. A actividade produtiva radica na vaca, produto excedentário na Europa comunitária. O turismo continua a ser residual. A produção industrial é praticamente nula em oito das nove ilhas. A população divide-se entre a monocultura da vaca e o funcionalismo público, a par de um comércio débil (com excepção do retalho alimentar).
As consequências são, no que ao ensino diz respeito, uma imensa falta de horizonte, a que se responde com apatia ou, no caso de algumas famílias da classe média, com a ânsia de incutir nos filhos a vocação pela medicina (dos poucos cursos com saídas profissionais efectivas e atractivas). O resto continua a perpetuar uma má relação com a escola que não lhes deu a profissão desejada. Ora, os tais "cursos profissionais" são ouro sobre azul. Que cursos profissionais? Façam uma pesquisa e vejam.
De resto, convém lembrar que numa região dispersa geograficamente ainda não há rede integrada de bibliotecas, nem planos de leitura, nem preocupação com essas áreas. O cimento e o faz de conta são ainda o ai-jesus dos governantes regionais e locais.

1 comentário:

euexisto disse...

É igual ter ou não ter licenciatura. Excepto, claro, no acesso aos cargos públicos.