17 julho 2008

ACh, a acetilcolina


A "chave" química da atenção é a acetilcolina (ACh), uma "molécula mensageira" que se encontra de forma natural no organismo. Consiste numa substância química que actua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso.

Os cientistas descobriram, ao trabalharem com macacos, que a acetilcolina é a "chave" que abre as "fechaduras" necessárias do córtex (visual) do cérebro, para que as células nervosas possam comunicar entre si e o processo de fixação da atenção seja efectivo.
Depois de receberem injecções de acetilcolina, os macacos mostraram-se mais rápidos ao fixarem um objecto.

Calculam-se os efeitos farmacêuticos da coisa e os alunos a receberem em casa comprimidos de ACh para estarem ao rubro nas aulas. Ou as empresas a constrangerem os seus empregados no sentido de aumentar os seus níveis de atenção.

2 comentários:

Anónimo disse...

O senhor deveria informar-se sobre o assunto e ler o artigo original, antes de escrever barbaridades sobre assuntos que "obviamente" não conhece.
Não sei a formação que tem, mas de ciência estou certa que não tem nenhuma.
Já agora, quando se utilizam imagens que não são nossas deve-se sempre referênciar o sitio de onde foram retiradas

Rita

pisca de gente disse...

Rita, muito obrigado pelo seu conselho. Só é pena que não tenha sido mais explícita, dizendo quais as "barbaridades" que encontrou.

Xi-coração do Pisca