05 julho 2008

Telha de verduras


Ingredientes


1 berigela
1/2 pimento vermelho
1 courgette
1 alho francês
1 tomate maduro mas ainda rijo
1 dente de alho
2 fatias de pão tipo alentejano
4,5 colheres de sopa de azeite extra-virgem
2 colheres de sopa de vinho branco seco
6 folhas grandes de salva
sal q.b.
pimenta preta em grão q.b.



Preparação


Ligar o forno a 120 graus. Colocar as fatias de pão no forno e girá-las diversas vezes até que fiquem douradas de ambos os lados. Retirar o pão do forno e deixá-lo arrefecer.
Cortar a beringela, a courgette e o tomate em rodelas. Cortar o pimento em tiras e cortar as tiras ao meio. Cortar o alho francês em rodelas e desfazê-lo em anéis empurrando o centro com o polegar. Lavar, secar e cortar a salva em tirinhas.

Besuntar um pirex com meia colher de sopa de azeite. Colocar a salva no fundo do pirex e, por cima, distribuir uma camada de rodelas de beringela. Sal e pimenta a gosto. Distribuir o pimento por cima da beringela, a courgette por cima do pimento e temperar com sal e pimenta. Distribuir os anéis de alho francês por cima da courgette e o resto da beringela por cima do alho francês. Temperar de sal e pimenta. Distribuir o tomate por cima da beringela. Temperar de sal e pimenta. Desfazer e distribuir o pão por cima do tomate. Distribuir o alho por cima do pão. Misturar o restante azeite com o vinho numa tigela até obter um molho homogéneo. Regar o pão com este molho.

Levar ao forno durante uma hora. Servir morno.

Sem comentários: