08 julho 2008

Biblioteca da Universidade de Coimbra no Google Livros



A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra é a primeira do país a aderir ao sistema de pesquisa de livros do Google, disponibilizando 600 obras no âmbito de uma parceria com a empresa norte-americana: monografias, separatas e publicações periódicas de grande interesse histórico-cultural e prestígio, como os Acta Universitatis Conimbrigensis e a Revista da Universidade de Coimbra. «Algumas edições estão esgotadas, outras são muito raras e difíceis de encontrar. O Google vai ter os conteúdos integrais, permite a qualquer utilizador ir ao interior da obra» disse o director Carlos Fiolhais.

Parte das obras que ficarão disponíveis através do Google Pesquisa de Livros pertencem ao recheio da Biblioteca Joanina, uma das mais notáveis de Portugal, que alberga cerca de duzentos mil volumes de obras dos séculos XVI a XIX.

O acordo com a Universidade de Coimbra prevê, numa segunda fase, a disponibilização de obras já digitalizadas pela Biblioteca Geral, algumas com vários séculos, igualmente em conteúdo integral.

Carlos Fiolhais pretende juntar a Biblioteca Geral ao clube muito selecto das cerca de 20 melhores bibliotecas do mundo, no Library Google Project. A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra tem um acervo bibliográfico de cerca de 1,5 milhões de exemplares.

Sem comentários: