05 julho 2008

Apareceu uma versão integral de Metrópolis, de Fritz Lang


O argentino Fernando Martínez Peña, historiador de cinema, descobriu na versão do filme Metrópolis (de Fritz Lang), que se encontra em Buenos Aires, as cenas perdidas que os especialistas procuravam desde 1973.

Fernando Martínez Peña sabia que o filme, uma fábula marxista de ficção científica sobre uma sociedade de trabalhadores sem rosto, convertidos em máquinas duma civilização superior, tinha sido cortada e reduzida na versão norte-americana, a única que se conservava, pois a II Guerra Mundial e a fragilidade dos rolos fizeram com que todas as cópias da versão original, estreada por Lang em 1927, se perdessem. Todas não. A que estava na Argentina manteve-se quase intacta, pese embora algumas lesões na fita.

Fernando Martínez Peña deu conta do achado aos especialistas da cinemateca alemã que tiveram muitas dúvidas da autenticidade do filme. Só depois de verem uma cópia em DVD perceberam que, afinal, era mesmo verdade.

A parábola futurista que Metrópolis é, tinha sido mutilada pelas autoridades nazis com a chegada de Hitler ao poder e, posteriormente, censurada nos Estados Unidos da América. Por isso, haver uma cópia com cenas há muito desaparecidas foi reputado de sensacional.

[Fonte: El País]

Sem comentários: