07 fevereiro 2010

Turquia, 2010


Na Turquia de hoje há crimes que se cometem em nome de tradições, de mitos, de medos ancestrais. Que o diga a família de Medine Memi, adolescente de 16 anos que enterraram viva por ter amigos rapazes.
Dada como desaparecida, Medine foi encontrada morta por baixo de um galinheiro no quintal da sua casa [imagem acima]. Morreu sufocada, com os pulmões e o estômago cheios de terra.
Tudo aconteceu em Kahta, na provínvia de Adiyaman. Aos olhos da família, uma rapariga não pode falar com rapazes. Medine esqueceu-se disso e o pai e o avô não estiveram com meias medidas, enterraram-na viva.
Ao que se sabe, a rapariga tentou a ajuda da polícia dias antes, dizendo que pai e avô a tinham espancado. Em vão. Fê-lo por três vezes. E três vezes a polícia a mandou para casa sem fazer nada.
Os chamados "crimes de honra" continuam a causar cerca de 200 mortes por ano na Turquia. Em 2004, pressionado pela União Europeia, o governo turco acabou por alterar o código penal do país retirando o artigo que reconhecia atenuantes nos crimes de honra. Mas metade dos homens condenados por crimes de honra não se arrependem - atitude partilhada pelos outros membros da família.

Fonte: Telegraph

1 comentário:

Lane Ferreira disse...

Nossa é impressionante como acontecem essas coisas em 2010!!!!
Em que mundo estamos=??
É revoltante isso, mas aqui em Portugal tbm acontecem coisas supreendentes... como maridos que nem se quer são presos depois de matarem as suas mulheres!!!
ou dpois de meia duzia de dias são soltos!!!
É o mundo que vivemos!!