04 fevereiro 2010

Guia Ilustrado das Macroalgas


Com a chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra, a obra “é o primeiro guia que tenta mostrar toda a flora portuguesa”, reunindo entre 80 a 90 por cento das espécies existentes em Portugal Continental, deixando de fora as “mais pequeninas”, disse o botânico marinho Leonel Pereira, autor do Guia Ilustrado das Macroalgas.
Segundo Leonel Pereira, professor no Instituto Botânico da Universidade de Coimbra, este guia, em formato de bolso, com cerca de 90 páginas, começou por ser uma publicação destinada aos seus alunos, e depois adaptada para “introduzir as pessoas no tema”, sejam académicos, empresários, gastrónomos interessado em conhecer as espécies, ou técnicos de autarquias e instituições, ajudando-as a conhecer melhor esses vegetais marinhos e a promover o seu uso nas suas diversas facetas: a sua biodiversidade, como fertilizante agrícola, na alimentação e nos seus múltiplos usos industriais.
Partindo de uma “organização taxonómica”, o autor apresenta os grupos de algas, as vermelhas, verdes e castanhas, e insere um capítulo apresentado alfabeticamente com a descrição das algas, as suas aplicações e o local onde foram encontradas, com as respectivas fotografias.
Nesta recolha estão incluídas as espécies nativas e não nativas. Uma das que já se encontra nas costas portuguesas é a “predadora” chinesa denominada de “Undaria”, utilizada na gastronomia daquele país, e que é cultivada comercialmente nas costas europeias.
Leonel Pereira, também editor responsável pelo MACOI - portal português da macroalgas (http://macoi.ci.uc.pt) - tem em preparação um guia destinado às macroalgas do arquipélago dos Açores.
As algas macroscópicas que se encontram habitualmente nas costas rochosas portuguesas, durante a baixa-mar, exibem grande diversidade de cores, formas e tamanhos. Podem ter apenas alguns milímetros de comprimento e um aspecto frágil, ou atingir tamanhos gigantes, superiores a 50 metros, e formar verdadeiras florestas aquáticas nalgumas zonas costeiras. Apresentam colorações extremamente variadas, resultantes da combinação dos diferentes pigmentos fotossintéticos presentes nas suas células. Distinguem-se três grandes grupos, essencialmente com base na cor: macroalgas verdes (Filo Chlorophyta), macroalgas castanhas (Filo Heterokontophyta ou Ochrophyta) e as macroalgas vermelhas (Filo Rhodophyta).

Fonte: A União

Sem comentários: