17 julho 2009

Reciclagem


Na Terceira, as autarquias, depois de tantos anos de mentira, começaram finalmente a separar resíduos. Dizemos mentira, porque durante quase uma década a separação de lixo era feita pelos cidadão para ter o destino a lixeira. Porque, ao que se sabia, os custos de envio do lixo separado para reciclagem era muito elevado. Mas bastou haver um X número de câmaras da mesma cor do governo regional para o que era um senão deixar de o ser.
E agora capitaliza-se a coisa. E fica bem. Pois as pessoas há muito se habituaram a separar o lixo e a levá-lo aos ecopontos. Agora basta porem-no, em certos dias da semana, à porta de casa, que aparece o camião para o recolher. Os resultados estão à vista. A ilha Terceira, nos Açores, foi a região do país que recolheu mais embalagens de papel e de vidro para reciclagem a nível nacional, por habitante, no primeiro semestre deste ano.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma coisa é uma mentira outra um boato.

O lixo separado, nunca foi misturado.

pisca de gente disse...

Querido anónimo, tem toda a razão. Os meus olhos viram, durante anos, os três contentores da reciclagem serem despejados para dentro de um mesmo camião, mas era uma miragem, claro. O lixo não era misturado, pois dentro do camião havia um robô invisível que compactava logo aquilo e o separava.
O actual camião da recolha selectiva já estava na ilha há anos, certamente, mas pintado com tinta invisível, por isso ninguém o via em acção.
Claro que para os poderes instituídos estas coisas são boatos. Aliás, sempre que as pessoas vêem é um boato. Quando as instituições dizem que é, é porque é. O povo está sempre errado. O único momento em que sabe é quando vota.

Anónimo disse...

Vamos às realidades e deixemos o boato.

Lembra-se o blogger da lixeira a céu aberto, com fogueiras e fumo diáriamente?
Eu lembo-me, centenas de pessoas lembram-se e não foi boato.

Lembra-se o blogger do lixo despejado pela rocha abaixo, no bairro de Santa Rita, e das dezenas de crianças que por lá chafurdavam?
Eu lembro-me e centenas de pessoas lembram-se. Não foi boato.

Lembra-se o leitor da ultima crise de água em Angra, onde cada casa tinha uma hora de água por dia?
Eu lembro-me e milhares de pessoas lembram-se. Não é nem foi boato.

Pergunte a alguém mais velho, em que mandatos isto aconteceu.

Angra e Praia, mercê de politicas certas, são municipios campeões na reciclagem.
Não é de louvar?