26 abril 2009

Será que se vai repetir o fenómeno?


Depois da crise, mais notícias preocupantes nos chegam do Novo Mundo. Agora sob a forma de epidemia.
A directora da Organização Mundial de Saúde Margaret Chan afirmou hoje que há um potencial do surto do vírus da gripe suína no México e Estados Unidos se transformar numa pandemia.
O vírus em causa é de gripe A, designado como H1N1, contendo no seu ADN uma mistura até agora desconhecida de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos, explicou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). A vigilância da gripe tem sido intensificada desde 2003, quando a gripe aviária H5N1 reapareceu na Ásia. Desde então os especialistas temem que essa ou outras variedades possam desencadear uma pandemia capaz de provocar milhões de mortes.
Segundo a directora-geral da OMS "trata-se claramente de um vírus animal que se transmitiu ao Homem e isso tem um potencial pandémico, porque está a afectar pessoas". Margaret Chan disse que, apesar de ainda ser cedo para afirmar se vai ocorrer uma pandemia, a situação "está a evoluir muito rapidamente", sendo o grupo mais afectado o dos jovens adultos saudáveis, que habitualmente não tomam vacinas para a gripe.
Nos inícios do século passado, aliada à crise económica, veio a guerra e uma epidemia (a pneumónica) que matou milhares de pessoas. Será que se vai repetir o fenómeno?
Desta vez a comunicação é mais fácil e muito mais rápida. Portugal já está de prevenção.

Sem comentários: