25 abril 2009

Para que servem as bibliotecas?



Além de guarda de uma parte do que se vai publicando, as bibliotecas passaram a disponibilizar acesso gratuito à net. O que, num tempo de crise, é fundamental. Que o digam quantos as usam diariamente como fonte de recursos para... um emprego.
Em Nova Iorque a Biblioteca Pública tem sido o "trabalho" de muitos dos que se viram de repente privados de uma fonte de subsistência. Ninguém se recorda de ver tanta gente de fato e gravata nas bibliotecas públicas de Nova Iorque como agora. O motivo é a crise. Uma boa parte dos novos frequentadores são pessoas que ficaram subitamente desempregadas.
«"Há décadas que estamos nesse negócio da busca de emprego", diz Paul LeClerc, presidente da instituição. Além do venerável e famoso edifício na rua 42, a New York Public Library (NYPL) tem dezenas de sucursais espalhadas pela cidade. Em todas elas tem havido um afluxo de desempregados à procura de ajuda, ou simplesmente dos computadores.
A busca de emprego é um processo muitas vezes longo e que hoje em dia passa quase sempre pela Internet. Ter acesso gratuito a um terminal - e funcionários treinados para ajudar, por exemplo, a preencher candidaturas de emprego - pode significar a diferença entre uma situação normal ou a degradação progressiva e irreversível.
É que o desemprego não é mau apenas do ponto de vista financeiro. O sentido pessoal de auto-estima está frequentemente associado ao trabalho que se tem, ou não. A ausência de uma rotina diária é perigosa em si mesma. E os desempregados estão sujeitos a um conjunto de humilhações diárias que podem levar a estados de vergonha paralizantes.
Talvez por isso, segundo LeClerk, muitos dos actuais visitantes da NYPL não revelaram aos seus conhecidos que perderam o emprego. Alguns nem sequer terão contado à família. Saem de manhã como sempre saíram, como a roupa que sempre usaram, e dirigem-se à biblioteca, onde passam o dia.»

Fonte: Expresso

Sem comentários: