19 novembro 2009

Dois filmes sobre extermínios

Dois filmes sobre extermínios: Katyn, do polaco Andrzej Wajda, e Shoah, do francés Claude Lanzmann. Um sobre o extermínio comunista. Outro sobre o extermínio nazi.

Katyn, de 2007, é sobre a matança de mais de 20 mil militares polacos pelo Exército Vermelho, em 1940, quando a URSS invadiu a Polónia. Narram-se os últimos dias das vítimas antes de serem enterradas no bosque de Katyn, (nas proximidades de Kiev, Ucrânia).


Shoah, de 1985, é um filme de 9 horas, que custou a Claude Lanzmann, o realizador, 11 anos de trabalho (gravou 350 horas de filme). Não tem efeitos especiais, apenas relatos e imagens dos campos tal como foram encontrados. O filme fala cruamente do engenho nazi para a morte em massa, desde os primeiros momentos, em que utilizavam os camiões como câmaras de gás, servindo-se dos tubos de escape (anidrido carbónico), até ao uso do gás zyclón, que matava as vítimas em apenas 10 ou 15 minutos.



Errata: onde está «extermínio comunista» deveria estar «extermínio bolchevique».

2 comentários:

LP disse...

Não vi "Katyn"; mas vi "Shoah", há uns anos, na RTP 2. É, de facto, um filme-documento impressionante sobre a loucura e a maldade humanas (mas também sobre a capacidade de resistência e de sobrevivência nas condições mais inimagináveis). Este trailer é especialmente significativo, pelo menos para mim, porque feito de silêncios - como se as palavras não pudessem, de facto, dizer jamais o que aconteceu. E isto num filme onde se contam tantas histórias e há tantas pessoas que falam ou tentam falar... (a propósito de palavras, não sendo historiador nem nada que se aproxime disso, parece-me de algum modo inexacto falar em "extermínio comunista" no caso de Katyn, observação que não anula o horror imperdoável desse crime vergonhoso).

pisca de gente disse...

Caro LP

Tem toda a razão. Por isso mudaremos o extermínio para bolchevique.