27 novembro 2009

Cultura cívica


Há no nosso país uma tolerância medieval para com os abusos de poder, sejam eles do poder judicial, sejam do poder executivo.
O acidente que se deu hoje em Lisboa entre duas viaturas de alta cilindrada do Estado é bem a prova disso. Supostamente, não se pode circular a mais de 40 dentro das localidades. Mas circula-se muitas vezes a velocidades três ou mais vezes superiores.
O acidente teve a particularidade de envolver nada menos nada mais do que o secretário-geral do Gabinete de Segurança Interna, Mário Mendes, e o sub-secretário-geral do mesmo organismo, Paulo Lucas.
Não sabemos se iam no banco de trás ou no da frente e se levavam ou não cinto de segurança. Apenas que um dos veículos, ou o destes senhores ou o do motorista do presidente da Assembleia da República, ia em excesso de velocidade.
O que é imperdoável num estado de direito.

3 comentários:

Helena disse...

parece que foi isto que aconteceu

um bom dia
;)

pisca de gente disse...

Obrigado, Helena.
Acrescentemos só: em emergência ou não, o código é claro, não se passam sinais vermelhos sem verificar que não há perigo. O que aconteceu mostra bem como quem ocupa cargos de chefia tende a abusar, porque há um sentido geral de impunidade.

pisca de gente disse...

Mais informações aqui: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1433296