26 março 2012

Faces da mesma moeda

1 - Enquanto os franceses vivem uma época de ajustes, com o governo a aprovar medidas de contenção e planos de poupança orçamental, Nicolas Sarkozy não pode dizer que esteja a ser afectado. A sua fortuna aumentou mais de meio milhão de euros desde que subiu ao poder.

2 - O principal tesoureiro do Partido Conservador, Peter Cruddas, foi filmado por jornalistas do Sunday Times a propor acesso “de primeira linha” ao primeiro-ministro David Cameron por um financiamento partidário de 250 mil libras (quase 300 mil euros). E vai mais longe, garantindo que os encontros com David Cameron são bons para recolher “muita informação” e garante que fará chegar ao primeiro-ministro todas as sugestões: “Terão a oportunidade de lhe perguntar praticamente tudo o que quiserem”. Cameron, muito agastado com a notícia, nega obviamente que tal aconteça.

3 - Intervenientes dos confrontos de quinta-feira, no Chiado, garantem que as imagens de violência nas esplanadas foram registadas depois de uma primeira actuação da polícia. Já o ministro que tutela as polícias manifesta-se preocupado... com os jornalistas. "Aquilo que aconteceu que se traduz na situação dos jornalistas é uma situação que eu lamento. Foram tomadas as medidas que deviam ser tomadas, no imediato, a Inspecção-geral da Administração Interna vai proceder à averiguação daquelas circunstâncias. A PSP disse já também sobre essa matéria está a proceder às averiguações daquilo que se passou", afirmou Miguel Macedo.

Cortam para enriquecer. Aceitam subornos para se manterem no poder. Mandam a polícia ser dura para fazer passar a mensagem de que quem arrebita cabelo sujeita-se a levar no trombil. E negam sempre tudo. E sempre com o ar mais seráfico de que são capazes.
Porque o que importa é a "defesa da democracia" "garantir a paz pública", fazer com que as pessoas vivam "tranquilamente", dar a ideia de que os cidadãos têm na mão a "condição absoluta do exercício das liberdades".

Sem comentários: