06 junho 2010

Vêm aí as motos que voam



Os brinquedos de Batman vão ser o pão nosso de cada dia. Sobretudo as motos voadoras. A primeira chama-se Switchable e é produzida pela empresa norte-americana Samson Motorworks. Claro que, de início, é só para ricos.
Tem uma configuração semelhante a um motociclo, com três rodas, e características que a afastam de um automóvel, como a ausência de pára-choques. Possui capacidade para um condutor e um passageiro, sentados lado a lado, numa cabina climatizada. Na prática, o interior da Switchable é feito em couro e conta com um sistema de ar condicionado. A empresa californiana também pensou num espaço para mercadorias: criou uma área capaz de transportar até 23 quilos de carga.
Em terra, as asas estão embutidas em compartimentos situados na quilha, abrindo apenas durante o voo. Também oculta, está uma unidade de propulsão e a traseira do veículo, ao estilo de um carro desportivo, tem um estabilizador extensível. Dizem os engenheiros da Switchable que, com um depósito de 60,5 litros de combustível, terá capacidade para voar 600 quilómetros e percorrer 1400 quilómetros sobre rodas. Em velocidade de cruzeiro, atingirá 216 quilómetros por hora.
Quando chegar ao mercado, em 2011, segundo a empresa, toda esta artilharia tecnológica deverá ser vendida em formato de kit faça-você-mesmo: a estrutura deverá custar cerca de 48 mil euros e o motor ficará por 20 mil euros, aproximadamente. Ou seja, uma brincadeira para milionários que estejam na disposição de pagar perto de 70 mil euros para voar na estrada.

Fontes: 1 e 2

Sem comentários: