Carruagem privativa da rainha D. Maria Pia, oferecida por seu pai, o rei Vitor Manuel, aquando do casamento com o rei português D. Luís, em 1862. A carruagem é puxada pela locomotiva a vapor D. Luiz. Fotografia sem data. Produzida durante a actividade do Estúdio Mário Novais: 1933-1983.
A rainha dormiu ali muitas noites. As viagens eram longas e, afinal, este é um comboio-casa, com quartos, salas, casas-de-banho e um furgão onde se cozinhavam as refeições.
Foi esta carruagem construída em 1858, em Bruxelas, pela Compagnie Générale de Matériels de Chemins de Fer.
Na imagem pode-se ver ainda a locomotiva D. Luiz. Havia uma relação muito própria entre esta e as carruagens D. Maria Pia e do príncipe D. Carlos (com o seu luxuoso Salão do Príncipe, prenda da rainha D. Maria Pia ao seu filho mais velho, D. Carlos, quando este completou 14 anos.)
É uma carruagem de três eixos, com três compartimentos, composta por uma antecâmara, um salão principal e uma divisão com instalações sanitárias, possuindo ainda uma varanda coberta numa das extremidades.
Fonte: Público
A rainha dormiu ali muitas noites. As viagens eram longas e, afinal, este é um comboio-casa, com quartos, salas, casas-de-banho e um furgão onde se cozinhavam as refeições.
Foi esta carruagem construída em 1858, em Bruxelas, pela Compagnie Générale de Matériels de Chemins de Fer.
Na imagem pode-se ver ainda a locomotiva D. Luiz. Havia uma relação muito própria entre esta e as carruagens D. Maria Pia e do príncipe D. Carlos (com o seu luxuoso Salão do Príncipe, prenda da rainha D. Maria Pia ao seu filho mais velho, D. Carlos, quando este completou 14 anos.)
É uma carruagem de três eixos, com três compartimentos, composta por uma antecâmara, um salão principal e uma divisão com instalações sanitárias, possuindo ainda uma varanda coberta numa das extremidades.
Fonte: Público
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