18 dezembro 2009

Meteorito ou outro fenómeno?


Cientistas portugueses descobriram perto dos Açores uma depressão do fundo do Oceano Atlântico que acreditam ter origem no impacto de um meteorito. A depressão está localizada a dois quilómetros de profundidade e a certa de 150 quilómetros do arquipélago dos Açores.
A cratera é relativamente circular, com uma cavidade com seis quilómetros de largura e possui uma ampla cúpula central, tendo sido denominada "Ovo Estrelado".
Estima-se que a colisão tenha ocorrido há 17 milhões de anos, a provável idade máxima do fundo basáltico da rocha submarina onde está a cratera.
Três quilómetros a oeste do "Ovo Estrelado", há outra depressão que apresenta características homólogas, embora tenha dimensões menores.

Fontes: Açoriano Oriental, i e Ciência Hoje

2 comentários:

Carlos Faria disse...

A RTP-A levantou a hipótese de ser um vulcão de lama. o que é pouco provável dado o enquadramento tectónico do arquipélago, mas em ciência há por vezes descobertas inesperadas.

pisca de gente disse...

Caro Geocrusoe

Ficamos a aguardar os desenvolvimentos da investigação. De qualquer modo, para já, a hipótese de um meteorito é deveras curiosa e assustadora.