03 dezembro 2009

A medíocre classe empresarial portuguesa

Já por várias vezes insistimos neste ponto: Portugal não está melhor porque as classes dirigentes são más. Nas classes dirigentes incluímos os empresários. As notícias confirmam: "ao contrário do que se passa noutros países, por cá parece não interessar ter um bom nível de literacia, porque esses valores têm pouco impacto no sucesso dos indivíduos no mercado de trabalho, avança o estudo [A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: Uma Análise]. Dois terços dos empregadores optam por profissionais pouco qualificados."
Ou seja, os empresários portugueses não seguem as teorias da Inovação e Qualidade. O que lhes interessa realmente é gastar pouco em salários para poder gastar muito em automóveis e noutros objectos empresarialmente produtivos.
Por estas e por outras, quando ouço certa gentinha a dizer que são as empresas que criam riqueza, penso se viveremos no mesmo país. Há chavões que já cansam. Com a agravante de muitos desses empresários receber benesses estatais e se alimentarem à custa dos contribuintes que exploram à má fila.

Sem comentários: