07 novembro 2009

Os insondáveis mistérios de Deus


O que é um padre? É uma pessoa do sexo masculino que recebeu o sacramento da Ordem, ou seja, o poder e a graça de exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas. A sua acção deve pautar-se pela santidade (é responsável por uma paróquia, onde preside a Sagrada Eucaristia, bem como atende à confissões, aconselhamentos e outros; doou sua vida ao serviço do Evangelho e vive para servir a Deus e aos leigos por meio da evangelização). Um padre tem o poder de perdoar os pecados, de converter o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e de conferir, conforme o seu grau, outros sacramentos.
O padre Fernando Guerra, que exerce funções em Covas de Barroso, concelho de Boticas, tem 74 anos e gere quatro paróquias da diocese de Vila Real. Passou do anonimato para os telejornais por causa de armas. Já no seminário, ao que se diz, era apodado de pistoleiro.
Consta que herdou uma pistola do pai e que possui licença de uso e porte de arma para um revólver (curiosamente a única arma que não apareceu durante as buscas efectuadas pela GNR). Apreenderam-lhe várias armas, todas ilegais, algumas com os números de série rasurados, bem como um saco de pólvora e dinamite.
O sacerdote tinha em casa um pequeno arsenal. Para quê? Certamente para enfrentar o Demónio que, como se sabe, adora tiroteios.
Foi professor durante cerca de 30 anos e é pároco há 50. Como nos disse o nosso douto primeiro-ministro, os professores ganham muito. Veja-se: o padre Fernando tem nada menos nada mais do que 33 imóveis registados em seu nome só no concelho de Montalegre, mais duas casas em Boticas e sete na cidade de Chaves. Além disso, possui alguns carros de gama alta.
Há quem diga que tem procurações de muita gente para fazer negócios e que empresta dinheiro com juros de 4%. Certo certo é estar colectado em nome individual como sócio de uma empresa, sediada numa das suas residências, neste caso em Covas de Barroso, concelho de Boticas, de comércio e retalho de carpetes e cortinados, que curiosamente não apresenta movimentos comerciais há vários meses.
Os mistérios de Deus são insondáveis. O padre Fernando é um leal servidor e, por isso, Deus tem-lhe recheado a existência neste vale de sombras e sofrimento com algumas alegrias. Se até se chama Guerra, Fernando Guerra.

Sem comentários: