13 março 2008

O Paul da Praia da Vitória

[Imagem daqui]

O Pisca é curioso. Gosta do que o rodeia e gosta de saber. Por isso, aproveitando estes últimos dias de Inverno, quer falar do Paul da Praia da Vitória.
O Paul da Praia da Vitória é uma lagoa costeira associada à existência de um graben e de um sistema dunar localizada na proximidade do centro urbano da cidade da Praia da Vitória.

Gaspar Frutuoso descreve-o assim no Livro Sexto das Saudades da Terra, “No princípio da areia está situada a vila, antre a qual e a casaria está uma grande alagoa, que vem das enchentes, da compridão de dois tiros de besta e um de largo, onde os moradores daquela comarca alagam seus linhos e bebem também os gados, na qual se criam tantos e tão grandes eirós, que, secando-se uma vez e recolhendo-se as águas, ficaram em espaço de três alqueires de terra tantos deles, que pareciam canas que se roçaram de algum canavial, em tanta quantidade, que, vindo-se a corromper, vieram a cheirar muito mal. E também se criam nela muges, por estar tão perto do mar, que quando enche muito, rompe pera o mar como ribeira e faz entrada, por onde as tainhas sobem a ela. No meio desta alagoa está um ilhéu, de quantidade de meio alqueire de terra, em que está um pombal de pombas, e da terra estão postos penedos como passadouro, por onde vão de um e de outro até ao pombal, e logo está a vila da Praia” (páginas 14-15 da edição de 1978).

Se quiser saber mais pode ir pelos seus dedos até aqui.

Sem comentários: