15 março 2008

Machado de Assis


Machado de Assis é um escritor brasileiro. Nasceu a 21 de Junho de 1839, no Rio de Janeiro, filho dum operário português mestiço, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis.
Machado de Assis é um exemplo para todos os estudantes. Tendo frequentado apenas a escola primária, perde primeiro a mãe e depois o pai. Começa a trabalhar cedo e toda a sua aprendizagem posterior é feita na condição de autodidacta. Aos 16 anos já tem ambições de escritor. Aos 20 é já um literato. Os anos passam-se e Machado de Assis cumpre o destino de tantos escritores, espalhando colaborações, experimentando géneros literários, apurando a sua oficina de escritor. Em 1881 edita Memórias Póstumas de Brás Cubas, um livro marcante. Em 1899, vem a público Dom Casmurro, a sua obra mais lida. Um clássico da língua portuguesa. Morre no Rio de Janeiro a 29 de Setembro de 1908.
Quem gostar de ler pode descarregar Dom Casmurro daqui. Ao fazê-lo está a ajudar um local que corre o risco de fechar por falta de visitantes.

Sem comentários: