07 março 2008

No ano de 1992 surgia o primeiro número do Pisca de Gente. Trinta e quatro páginas, em formato B4. Ou seja, num tipo de papel um pouco mais pequeno do que a folha de A4.
Textos manuscritos, desenhos e imagens eram recortados, colados e fotocopiados antes de se chegar à versão final. É que naquele tempo os computadores ainda não faziam parte da rotina do dia a dia.
O nome, Pisca de Gente, veio de uma turma do 5.º Ano. Foi escolhido num concurso em que participaram as turmas todas de 5.º e 6.º ano. Escolheu-se esse nome porque era bonito e por mostrar que era feito por gente nova.
Começou por ser um jornal do grupo de Língua Portuguesa do 2.º Ciclo. O número 1 foi assim. Mas as pessoas gostaram tanto, que os alunos do 7.º ao 9.º ano também quiseram participar. Criaram-se, então, secções abertas a todas as disciplinas e a aventura alargou-se. Chegavam-nos desenhos, textos, ideias de alunos de todos os anos e de professores de diferentes disciplinas: Matemática, Educação Musical, Inglês, EVT, Educação Física, etc.
O Pisca de Gente cresceu e tornou-se num Clube de Jornalismo, que dava direito a cartão (com fotografia e tudo). Havia vários alunos inscritos.
Faziam-se reportagens, entrevistas, recolhia-se e seleccionava-se muito material escrito e visual. Porque o Pisca de Gente sempre gostou muito de imagens, de desenhos, da criatividade.
15 anos depois, um novo desafio, pois a nossa Escola cresceu muito. Assim, Pisca de Gente inclui, pela primeira vez, textos e desenhos de alunos da Pré e do 1.º Ciclo. Esperamos que gostem. E até ao próximo período.


Sem comentários: