22 outubro 2008

Amazónia: de floresta a savana


As florestas tropicais precisam de muita chuva para sobreviver. A subida das temperaturas provenientes do aquecimento global, juntamente com os incêndios florestais, a diminuição de chuvas, a mortalidade e o abate de árvores causam-lhes danos que podem transformá-las em savanas.

A Amazónia corre esse risco, segundo opinião de Carlos Nobre, considerado um dos maiores especialistas no Brasil em mudanças ambientais globais.

Diz ele que há o perigo de quase metade da Amazónia desaparecer até ao final do século. Para que isso aconteça, basta a subida da temperatura em quatro graus centígrados ou mais até o final do século.

Para o investigador, a perda de florestas tropicais "potencia a erosão da biodiversidade" e pode ter consequências para o resto do mundo. Ainda não se sabe o alcance dos resultados, mas admitiu que "pode haver a perda de um terço das espécies do planeta". E avançou que já há espécies de animais e vegetais que desapareceram nos últimos 15 anos devido da subida da temperatura nas regiões tropicais.

Sem comentários: