03 agosto 2009

O consumo de cannabis afecta a memória


O processo de aquisição de memórias, seja de valores, experiências ou conhecimentos, divide-se em diferentes fases. Primeiro ficamos expostos ao que vamos aprender: como usar uma colher, qual a capital de Marrocos… De seguida o nosso cérebro inicia o processo de consolidação, 24 horas depois. Se este processo não acontece então não recordamos essas informações.
A investigação garante que a cannabis afecta precisamente este processo de consolidação, ou seja, afecta o hipocampo, parte do cérebro onde se encontram os circuitos de neurónios necessários para realizar as tarefas cognitivas relacionadas com a memória.

1 comentário:

Sporting Transilvania disse...

QUE EU SAIBA TAMBÉM OS ANTIDEPRESSIVOS E OS SEDATIVOS, ENTRE OUTROS MEDICAMENTOS, O FAZEM. PARA MIM O EFEITO MAIS PERVERSO DA CANNABIS É DESPOLETAR E/OU CAUSAR ESQUIZOFRENIA. TEMPOS HOUVE EM QUE CONSIDERAVA A CANNABIS UMA DROGA LEVE, E DEFENDIA A SUA LIBERALIZAÇÃO; DEPOIS DOS ESTUDOS QUE JÁ VI E DE ALGUNS (BASTANTES) CASOS QUE CONHEÇO JÁ NÃO TENHO A MESMA OPINIÃO. NÃO CONDENO QUEM HABITUALMENTE CONSOME, ACHO QUE DEVE É HAVER MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O PRODUTO, SOBRETUDO QUANDO COMEÇA A SER UTILIZADO NA ADOLESCÊNCIA. A GERAÇÃO QUE AGORA ANDA PELOS TRINTA E TAIS SUBSTITUIU O ÁLCOOL PELO HAXIXE PARA NÃO TER PROBLEMAS COM A CONDUÇÃO.