04 agosto 2008

A minúscula Leptotyphlops carlae


Descoberta em 2006, pelo biólogo Blair Hedges, a Leptotyphlops carlae é considerada a cobra mais pequena do mundo. Tem, em média, dez centímetros de comprimento, vive na ilha de Barbados (Caraíbas) e pode ficar extinta dentro de poucos meses.

Hedges deu-lhe o nome de Leptotyphlops carlae em homengaem à sua mulher, Carla Ann Hass, cientista especialista em répteis que estava com o marido na altura da descoberta.

Embora houvesse já espécimes recolhidos, não estavam correctamente classificados. O investigador acredita que esta espécie é endémica da ilha. Existem no Museu de História Natural de Londres três espécimes muito antigos que na altura foram identificados como sendo de outra espécie.

“As diferenças entre animais pequenos são muito mais subtis e por isso passam despercebidas”, explicou Blair Hedges. A identificação genética é a única forma de se distinguir as espécies. “A grande vantagem do ADN é que é tão diferente entre cobras pequenas como entre cobras grandes, permitindo-nos observar as diferenças que não veríamos a olho nu”, continua.

A espécie alimenta-se de térmitas e tem particularidades físicas graças ao seu tamanho. Ao contrário das cobras grandes que chegam a pôr 100 ovos de uma vez, a fêmea de Leptotyphlops carlae só põe um ovo enorme. Quando a cobra nasce tem cerca de metade do tamanho de um adulto, o que é uma proporção anormal, já que a maioria tem juvenis muito pequenos.

Segundo o biólogo é provável que este seja o limite físico para a cobra, não podendo tornar-se mais pequena. “Se uma cobra pequenina tivesse mais do que um filho, cada ovo teria que partilhar o mesmo espaço ocupado por um só ovo, por isso os dois juvenis teriam metade do tamanho normal”, explica Blair Hedges. E não haveria nada suficientemente pequeno para comerem. Por isso, a cobra da Barbados tem um tamanho mais pequeno possível.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lol...aqui em casa, é só oque tem dessa

de vez em quando aparece umas

mesmo tamanho e caracteristicas

sendo de cor cinza,prata sei la

Douglas Silva disse...

Se eu disser que eu matei uma ontem? Você dirão que é mentira, né?
Putz...fui pesquisar e achei esse blog.
Nem pensei que poderia ser uma das menores cobras do mundo.
Eu deveria ter colocado-a em um pote e criado.

:)