31 agosto 2008

O regresso de Christiane F.


Era uma vez uma menina. A menina drogava-se. Chutava forte e feio. Era completamente viciada. E tornou-se uma celebridade internacional porque contou num livro a sua vidinha. O livro foi um sucesso. O título original "Wir Kinder Vom Bahnhof Zoo", deu na nossa língua "Christiane F. - Os Filhos da Droga" (1979). E teve várias edições. A autora correu meio mundo, por causa do livro e do filme que fizeram. E porque se tornou cantora (veja tudo neste sítio, com muita iconografia) e actriz. Christiane F. reforma-se em 1985 e passa a viver de rendimentos. Tinha 23 anos. Tudo parecia correr bem, não fora o vício.
Christiane Vera Felscherinow, iniciada na heroína pelo namorado, e que recorria à prostituição para sustentar o vício, voltou aos escaparates este mês, quando as autoridades lhe retiraram a custódia do filho.

Quase 30 anos depois de os Filhos da Droga, a vida dela daria outro livro: "Christiane F. - Os pais da droga". Tão sórdido como o primeiro.
Em 1996 tornou-se mãe. Tinha 34 anos. Aos 46, após ter falhado múltiplas desintoxicações, não escapou à degradação do vício – tem hepatite C, faz hemodiálise e já nem sequer pode injectar por falta de veias capazes – e retiraram-lhe o filho por "incapacidade".
O novo drama começou este ano, quando ela e o namorado, Joachim S., de 37 anos, decidiram emigrar para a Holanda, levando a criança. Como a Justiça alemã lhe retirou o filho, ela sequestrou-o, fugindo para Amesterdão. Mas, na capital holandesa, regressou à heroína e, após uma zanga com Joachim, voltou à Alemanha em Junho. O Tribunal de Menores retirou-lhe a custódia de Niklas, que só poderá voltar ao convívio com a mãe caso ela recupere da dependência.
É pouco provável. Segundo a imprensa local, Christiane procura as antigas amizades da seringa, pernoita em casa de amigos e frequenta uma praça de Berlim famosa pelo tráfico. E Joachim declarou à "Der Spiegel" que ela snifava heroína regularmente e bebia muito álcool. Fiel, de resto, ao seu princípio. Em entrevista ao semanário holandês "De Limburger", em 2005, afirmou: "Nunca quis ser exemplo para ninguém; acho que cada um deve saber o que faz".

Sem comentários: