15 fevereiro 2011

O impensável aconteceu




Há um refrigerante, mundialmente famoso, que serve para limpar moedas e é muito apreciado pelos devoradores de fast food. Devemos-lhe esse simpático distribuidor de produtos de plástico que dá pelo nome de Pai Natal e muitas alegrias. O nome diz tudo: Coca-Cola.
Há o mito de que a fórmula ultra-secreta está guardada a sete chaves. Diz-se que a empresa mantém a receita original numa sala de alta segurança, onde só duas pessoas conhecem os código para entrar. Mas... parece que a lista de ingredientes, escrita à mão em 1886 por um amigo do criador da bebida, John Pemberton, num livro de farmácia, tem passado de geração em geração e pertence agora a uma mulher que vive na cidade de Griffin, no Estado norte-americano da Geórgia.
Coisa curiosa, esta, hein... por um lado, cofres de alta segurança. Por outro, um velho livro de receitas que passa de mão em mão. Os segredos são mesmo assim, dizem, estão debaixo do nosso nariz.
Há que misturar 230 mililitros (ml) de álcool, 2º gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, 10 gotas de óleo de nós moscada, cinco de extracto de coentros, dez gotas de óleo de neroli (as flores de laranja amarga) e o mesmo de óleo de canela. Mais três copos de extracto de fluido de coca, 90 ml de ácido cítrico, 70 ml de água, 30 ml de cafeína, o mesmo de baunilha, 0,946 litros de sumo de lima, 40 ml de caramelo, para dar cor, sendo a quantidade de açúcar ilegível na receita.
Ou, como aqui se diz:

Extracto líquido de folha de coca: 11,07 mililitros (ml)
Ácido cítrico: 90 ml
Cafeína: 30ml
Açúcar: 30 (medida desconhecida)
Água: 9,46 l
Sumo de lima: 0,946 l
Baunilha: 28,35 gramas
Caramelo: 42,525 gramas (a quantidade pode ser maior para dar cor)

O sabor secreto 7X (usa-se 60mL do sabor 7X por 18,927L de xarope)

Álcool: 240 ml
Óleo de laranja: 20 gotas
Óleo de limão: 30 gotas
Óleo de noz-moscada: 10 gotas
Coentros: 5 gotas
Néroli (extracto de flor de um citrino "parente" da laranja): 10 gotas
Canela: 10 gotas

Repare-se que os segredos têm nomes esquisitos e aqui entra o factor 7X.

Sem comentários: