10 abril 2012

Portugal derrapa e perde os passos para as tartarugas

Há quem seja lambe botas por natureza. Veja-se o caso deste colunista que (ingenuamente) quer ensinar o padre nosso ao vigário, tão preocupado com a propaganda do governo. Na verdade, mostra que o que importa (para ele) não é o que se faz, mas o que se "comunica". Lambe botas e idiota (quiçá porque falho de ideias)...
A realidade, claro, não passa cartão a opiniões e segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a actividade económica em Portugal deverá continuar a cair. A deterioração das perspectivas de crescimento de Portugal têm vindo a agravar-se e acumulam já mais de doze meses consecutivos em queda, estando significativamente abaixo da média de longo prazo e das médias estimadas para o conjunto da zona euro e da OCDE.
Mário Soares vem a terreiro recordar algo que muitos esquecem na espuma dos dias: "o despesismo do Estado e das empresas públicas continua. Dos grandes "buracos" fala-se pouco e dos casos escandalosos também não. Os responsáveis estão impunes. Tudo continua por esclarecer... Para onde tem ido o dinheiro que o Estado já recebeu? Não se sabe."
Passos Coelho é meticuloso a destruir o Serviço Nacional de Saúde, a dinamitar a escola pública e a retirar direitos a quem trabalha, mas ainda não foi capaz de diminuir as rendas da EDP; não foi capaz de diminuir as gorduras do Estado; não foi capaz de estancar os desperdícios de dinheiros públicos (de que os recentes milhões da Lusoponte são mero exemplo)... Ou seja, Passos Coelho é, de facto, tão mau primeiro-ministro como Sócrates no que se trata em resolver a crise. Mas tem a agravante de ter dito que resolveria coisas que não resolveu e de nos ter esganado muito mais do que o PEC IV esganava.

Sem comentários: