18 setembro 2010

Assim se destrói a democracia

1) A lei é dura, mas é a lei.
2) Quem faz as leis?
3) Com que intuitos?

De vez em quando somos confrontados com notícias que apenas nos merecem um comentário: nojo!
E gostaríamos de deixar claro que não nos move a ingenuidade de pensar que governantes e/ou legisladores são inocentes no que quer que seja. Mas há limites. Limites impostos pelo bom senso e pelo equilíbrio de poderes. Ora tudo isso parece estar a ser posto em xeque. Apenas para o bem-estar de uma família.
O antigo regime acabou há muito. A ditadura idem. Mas parece haver quem entenda que no meio do Atlântico norte tudo é possível.
Vejamos as personagens envolvidas:
Ana Paula Marques, secretária regional do Trabalho dos Açores; Miguel Marques Malaquias, filho dessa secretária regional; o governo regional dos Açores.
Factos:
Nos Açores, as bolsas de estudo são financiadas com um subsídio equivalente a 65% da remuneração mínima mensal no arquipélago.
A secretária regional decidiu majorar o curso do filho (de Piloto de Linha Aérea) com um subsídio equivalente a 150% da remuneração mínima mensal.
Essa área de formação só passou a fazer parte do regulamento de concessão de bolsas de estudo a partir de Outubro do ano passado, através de uma portaria (n.o 80/2009, de 6 de Outubro de 2009) modificada e assinada pela própria secretária regional, Ana Paula Marques.
Dez meses passados, por despacho de 16 de Agosto, é atribuído a Miguel Marques Malaquias, filho da secretária regional do Trabalho e autora da mudança da portaria, uma bolsa de estudo que se destina a financiar a frequência do curso de Piloto de Linha Aérea, ministrado na Academia Aeronáutica de Évora.
A bolsa de estudo no Continente, no valor de 9500 euros, é acrescida de despesas inerentes à viagem de ida e volta de avião entre Lisboa e o arquipélago.
Como reage o governo quando inquirido sobre estas mordomias?
"Os apoios para os cursos de piloto de aviação civil eram atribuídos através de outros programas: numa primeira fase, até 2007, através do PODESA e, a partir dessa altura e até 2009, por Portaria do Governo." A secretária, Ana Paula Marques, decidiu optar "por integrar esses apoios no regulamento das bolsas de estudo, apenas para tornar a atribuição do subsídio mais transparente", lê-se na nota do gabinete do Governo Regional do Açores, liderado por Carlos César.
Recordemo-nos que há meses outra notícia mostrava como a mulher de Carlos César gastara avultada quantia aos cofres da Região para ir passear ao Canadá.
A isto chamam eles socialismo. Há quem mal tenha dinheiro para comida e medicamentos. Mas, em tempos de crise os membros do governo regional continuam a gastar à tripa forra.

Fonte: i

2 comentários:

Anónimo disse...

Um vergonha e uma afronta!!! Até quando irá o zé povinho tolerar a avidez predatória da canalha a quem confiou o seu voto?!

barrocas disse...

Isto é uma cambada de "filhos do diabo" que só sabe falar mal do seu semelhante, que só sabe denegrir o nome de uma pessoa que como cidadão comum e no seu direito, beneficiou de algo que outros já tinham beneficiado. Até parece que isto era uma coisa nova, inventada de propósito para o Jovem Miguel? Já não existia a ajuda da união europeia, então? São todos parvos? Que culpa é que tem o, ou os jovens, daquele curso ser daquele valor? E qualquer cidadão não se podia candidatar?
E só se referem a ele por ser filho da secretária, e os outros que também receberam ninguém fala neles? E que talvez até em melhor condição financeira! Pensam que sabem tudo mas, de certeza que não conhecem todos os pormenores só querem é denegrir o seu próximo!!! “filhos do diabo”!
Esses que andam nesses blogs e noutros lugares deviam ter vergonha na tromba, já não digo na cara, e olhar para si próprios e lembrarem-se do que já beneficiaram, daquilo que já fizeram, e continuam a fazer!
Tenho vergonha de ser Açoreano! Sim! Eu que não tenho nada a ver com politica e que nem sequer conheço os atingidos!
Somos uma raça excomungada e que também descendemos de alentejanos, algarvios, transmontanos, gentes das beiras, os piores das sociedades dos nossos avós, e por isso cá estamos mas, sejamos e excepção a esta regra para bem de todos nós e não atiremos pedras a quem vem de fora pois também de lá viemos, e precisamos todos uns dos outros! Tenham vergonha nessa cara!
Sejamos Açoreanos com orgulho e com respeito por todos, e assim seremos vistos por quantos nos visitam e nos conhecem como dignos deste belíssimo lugar e do nome que temos!
Ajudemos a construir e não destruir, a amar e não odiar!
Sejamos pessoas melhores!