19 julho 2010

Arquitectura e BD: um diálogo em Paris

Sendo a BD por definição uma manifestação artística urbana, a cidade é o território natural dos criadores. Umas vezes com características futuristas, noutras mais virados para o retro, a BD proporciona uma viagem fascinante pelas possibilidades da arquitectura.
Isso mesmo se pode ver em Paris na exposição Archi & BD: La Ville Déssinée: 150 autores, mais de 300 obras que vão de 1900 até aos dias de hoje.
Há exemplos para todos os gostos: a cidade reinventada, de António Jorge Gonçalves; divisões e cortes, de Bertall; estruturas e construção, de Chris Ware; interior versus exterior, de Joost Swarte; personagem viva, de Winsor McCay; locais e ruas, de Daniel Clowes; épocas, de Eddie Campbell.
As cidades imaginárias, fantásticas ou artificias, todas elas mais símbolo do que cenário: Neo Tóquio, Gotham, Radiant City, Urbicand, Mega City One, etc.
Além da presença da BD na obra de arquitectos como Sant’Elia, Jean Balladur e gabinetes, BIG, Coop Himmelblau e Herzog & De Meuron.



Découvrez "Archi et BD - La ville dessinée", à découvrir à la Cité de l'Architecture et du Patrimoine sur Culturebox !

Fonte: El País

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Novembro de 2009, a DRAC lançou um Programa de Bolsas de Criação Artística; o fim do prazo para candidaturas era a 2 de Dezembro de 2009, depois alargado para 1 mês depois; hoje, dia 2 de Agosto de 2010, o dr. Jorge Paulus Bruno, não se digna a anunciar os resultados das decisões dos Júris: porque será? Recorde-se que deveriam ter sido anunciados em Fevereiro.
Antunes