08 julho 2010

Plano Nacional de Leitura: à atenção do


As crianças têm uma imaginação activa, uma inteligência activa. Querem aprender a pensar. Na Idade Média, amarrava-se as crianças ao berço para as imobilizar. Hoje, amarramos a mente das crianças exactamente da mesma forma.
Se me confiarem uma turma de crianças, comprometo-me a fazer com que elas leiam Camões com muitíssimo entusiasmo. É preciso dizer-lhes que são inteligentes e que vão conseguir ler essa obra. As crianças adoram palavras complicadas, termos difíceis, histórias onde não se percebe tudo. Mas a indústria não quer isso, quer tornar as coisas mais simples – e então fazem resumos, simplificam, publicam coisas idiotas para crianças [...]

O facto de nascer num sítio é um puro acaso, não define nada.

Alberto Manguel

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Novembro de 2009, a DRAC lançou um Programa de Bolsas de Criação Artística; o fim do prazo para candidaturas era a 2 de Dezembro de 2009, depois alargado para 1 mês depois; hoje, dia 2 de Agosto de 2010, o dr. Jorge Paulus Bruno, não se digna a anunciar os resultados das decisões dos Júris: porque será? Recorde-se que deveriam ter sido anunciados em Fevereiro.
Antunes