31 dezembro 2009

Balanço de ano

Andamos por aqui há algum tempo, mas ainda não passamos da infância. A infância é boa, autoriza muito disparate e até dizer coisas que de outro modo seriam intoleráveis (socialmente falando).
Por exemplo, conhecemos vários engenheiros e médicos cujo nível mental se fica pelas revistas de celebridades e de TV, que lêem e comentam com a mesma paixão de pessoas semi-analfabetas. Vivem para os automóveis, os trapos que põem sobre o corpo, viagens de plástico e mais umas quantas coisas que põem a nu o tédio e a miséria.
É triste ver que uma parte das élites financeiras do nosso país está nesse baixo nível. É por causa desta gente que Portugal é um país baço. E nada faz prever que os próximos anos tragam novidades.
A coisa é tal que nem sequer conseguem perceber que isso destrói a alma de um país. Até porque são exemplo para muitos.
Tentaremos no próximo ano ser um pouco mais acutilantes e divulgar aquilo que se nos afigure digno de registo. Gostamos de aprender e de descobrir. Gostamos de nos rir.
Rir é o melhor remédio contra tudo.
Esperemos que o próximo ano seja de boas gargalhadas.
Até lá.

30 dezembro 2009

Acordo ortográfico - mais do mesmo

A pouco e pouco será letra de lei e à medida que os miúdos crescerem, a pensar e a redigir segundo as regras do acordo, estará instalado. O que não significa que venha a haver alguma vantagem para Portugal. Porque para tirarmos vantagens precisamos de investir muito na promoção da língua e da cultura. Ora, com este governo não há sinais de que tal seja uma prioridade. E quem anda por fora constata quanto Portugal é nada. O pouco que há é fado.
Já quanto ao Brasil, o caso muda de figura. Investe e bem. E se se aprende Português na Europa, aprende-se à custa dos brasileiros. Portugal é nada. Prosápia interna e pouco mais.

28 dezembro 2009

Ludwik Zamenhof (1859-1917), criador do esperanto


O esperanto era supostamente uma língua de muito fácil aprendizagem, que serviria de língua franca internacional para toda a população mundial. Mas, apesar dos ideais de Zamenhof o esperanto nunca foi essa língua. O inglês, sim. Porque a língua depende mais da cultura e da economia do que da boa vontade dos homens.
Bem, este mês celebraram-se os 150 anos da criação do esperanto. E nós juntamo-nos às comemorações com este pequeno post.

Vem aí o novo filme de Clint Eastwood, Invicitus

Um filme sobre o poder de alma do futebol (ou afim). Ou como animar uma nação destroçada, unindo-a à volta de um sonho comum. O filme bem podia ser sobre Portugal, embora nós não tenhamos um Nelson Mandela.


26 dezembro 2009

A criatividade... ou o negócio


Portugal corre o risco de se tornar uma anedota quando o assunto é a literatura. Não acredita? Veja o prémio que o inenarrável José Rodrigues dos Santos acaba de receber de um clube que se chama Clube Literário do Porto.
O Porto foi, em tempos, uma cidade de escritores. Actualmente é uma parvónia cheia de tiques, como todas as parvónias. Como se não bastasse essa coisa que eram os poetas do Porto (meia dúzia de medíocres ligados ao PC), há agora um clube que dá um prémio literário que visa "galardoar o autor que mais criatividade teve no domínio da ficção" ao apresentador do Telejornal.
A mediocridade também é assim, pomposa, cheia de chavões.
Talvez a gentinha desse clube confunda vendas com criatividade. Afinal, para que servem os clubes senão para passear os trapinhos e fazer e conta que se é muito culto?
José Rodrigues dos Santos é muito criativo, ah pois é. Tomara o mundo ter muitos escritores assim. Cada livro dele é uma obra-prima. Nós aqui no Pisca até estamos a pensar em criar uma petição para propor o homem a Prémio Nobel.

23 dezembro 2009

22 dezembro 2009

A fome é um problema


Um padre anglicano aconselhou os fiéis a roubar caso estejam a passar necessidades. Devem fazê-lo em grandes cadeias de lojas e não em pequenos estabelecimentos. O padre Tim Jones explicou: "Eu não faço esta recomendação porque acho que furtar é uma coisa boa, ou porque acho que não faz mal, pois faz”.
Ainda há padres que valem a pena e Tim Jones [na foto] é, sem dúvida, a prova provada. O problema é que isso não cai bem em ninguém, nem na hierarquia nem nos gerentes das grandes cadeias de lojas. O padre Tim Jones ainda vai ser enxovalhado. E os paroquianos que passam fome terão de ponderar se assaltam lojas ou se ameaçam ir mais longe.

Fonte: i. Mais informações: 1, 2, 3

21 dezembro 2009

O sexo é um problema


Os deputados franceses (577 deputados e 345 senadores) receberam uma peculiar prende de Natal: preservativos, brinquedos sexuais e um gorro de pai natal.
As prendas foram distribuídas pela empresa Sexyprive, especializada na venda de produtos sexuais na Internet, como protesto por a câmara de Paris, para onde foram enviados também presentes semelhantes no início de Dezembro, ter proibido a distribuição de 6 mil vibradores nas ruas do bairro de “Le Marais”.

Fonte: JN

Será que tudo não passou de farsa orquestrada pelo próprio


Lembram-se de Mário Soares e da Marinha Grande? Aquela agressão mudou o sentido da campanha. Um gesto impulsivo de alguém e Mário Soares começou a caminhar para a vitória.
Berlusconi estava em baixo. Eram umas atrás das outras as notícias escandalosas. O nojo. Mesmo um povo iletrado e medroso como o italiano já começava a não gostar.
Berlusconi levou no focinho, como diz o povo. E o povo não gosta de ver os chefes a levar no focinho. Ficam com pena. Dizer mal é um exercício de bílis, sabe bem. A violência não. E “il Cavalieri”começa a trepar nas sondagens. Tão óbvio que levanta suspeitas. Não terá Berlusconi mais a sua trupe orquestrado tudo?

20 dezembro 2009

O país das autarquias por VPV

"As Câmaras estão hoje misteriosamente persuadidas de que lhes compete espantar e divertir a populaça: com "acrobacia aérea" ou o Rock in Rio, com festas, com feiras, com o que for. Pior ainda: pensam que só por si a publicidade (qualquer publicidade) do seu canto do mundo o beneficia. A ignorância e a grosseria tomaram pouco a pouco conta do país. Não temos, de facto, emenda."

Vasco Pulido Valente no Público de hoje.

19 dezembro 2009

Questões de semântica


A política, a publicidade e grande número de pessoas já perceberam que o fosso entre a realidade e o que se diz é enorme. Porque a realidade é a realidade e a comunicação faz-se entre pessoas, e os rituais em que se processa essa comunicação há muito deixaram de se pautar pela sinceridade. O que importa, agora, é parecer que está tudo bem.
O mesmo deve acontecer com estudos como o de que fala esta notícia. O autor de "A Indisciplina em Sala de Aula: Uma Abordagem Comportamental e Cognitiva", Luís Picado, especialista em psicologia da educação, afirma: "Os professores são os responsáveis pelos problemas de indisciplina em sala de aula".
Luís Picado, no estudo em apreço, expõe os pressupostos que o norteiam e o modo como olha o tema da indisciplina. Para ele, trata-se de ter professores que sejam super-homens. Professores que, além de possuírem conhecimentos científicos, sejam também capazes de entender a "organização psicológica" dos alunos com problemas de comportamento. Repare-se: Luís Picado é um estudioso e sabe que, para chegar a conclusões, precisa de dados concretos e de enquadrar esses dados em termos aceites pela comunidade científica em que está inserido. Mas, quiçá por não ser comum os estudiosos terem a mínima noção do que é uma sala de aula, partem dos lugares comuns das suas comunidades para o estabelecimento de normas. O enfoque (como gostam de dizer) está no aluno e no princípio (doce e cândido) de que o aluno sabe o que é melhor para ele. Pena que estas belas teorias não sejam transpostas para o mundo do trabalho ou para o universo de qualquer relação de dependência.
O que está em causa é, parece-nos, a falta de uma cultura científica que parta para o terreno e observe. Há muitas turmas espalhadas pelo país onde há imensos casos de indisciplina, tome esta a forma que tomar.
Se não há receitas prévias, também não há professores prévios e leccionar em condições de desgaste recorrente deixa graves lesões nesse corpo de profissionais que trabalha tantas vezes isolado, cada um por si, também por causa dos muitos dislates que os soit disant "especialistas em educação" redigem para justificar lugares e existência.
As prisões são bem a prova de que são muitos os que infringem as leis. Os comportamentos desviantes fazem parte da maneira de ser de alguns indivíduos, por razões que os especialistas deviam estudar e dar a conhecer a quem com eles tem de trabalhar no dia a dia.
Acreditar que os ditos "reforços positivos" resolvem as situações é estar desfasado da realidade.

Gregory Crewdson





Para saber mais do fotógrafo, pode ir aqui.

18 dezembro 2009

A cultura portuguesa em números


Em 2008, realizaram-se 30 581 sessões de espectáculos ao vivo, com um total de 11,1 milhões de espectadores. O número de bilhetes vendidos foi de 4,4 milhões, gerando receitas no valor de 72,1 milhões de Euros.
As galerias de arte e os espaços de exposições temporárias (840 espaços) promoveram 6 859 exposições e apresentaram 304 850 obras de 37 250 autores. O número de visitantes foi de 8 milhões, significando em média, 1 173 visitantes por exposição realizada.
Em 2008, 182 recintos de cinema com 572 ecrãs e 113 792 lugares exibiram 740 filmes (dos quais 234 corresponderam a estreias), em 644 778 sessões, para um total de 16 milhões de espectadores e de 68,9 milhões de Euros de receitas de bilheteira.

Em 2008, o valor das exportações de bens culturais foi superior a 72 milhões de euros. Os “livros, brochuras e impressos semelhantes”, foram os bens com maior valor de exportações (47,8 milhões de euros), seguidos dos “objectos de arte, de colecção ou antiguidades” com 8,9 milhões de euros. Os principais países de destino dos “livros, brochuras e impressos semelhantes” foram os Países Africanos de Língua Portuguesa, a União Europeia e o Brasil, que em conjunto concentraram 88% das exportações.

O valor das importações de bens culturais ultrapassou 277 milhões de euros.

Fonte: INE

Meteorito ou outro fenómeno?


Cientistas portugueses descobriram perto dos Açores uma depressão do fundo do Oceano Atlântico que acreditam ter origem no impacto de um meteorito. A depressão está localizada a dois quilómetros de profundidade e a certa de 150 quilómetros do arquipélago dos Açores.
A cratera é relativamente circular, com uma cavidade com seis quilómetros de largura e possui uma ampla cúpula central, tendo sido denominada "Ovo Estrelado".
Estima-se que a colisão tenha ocorrido há 17 milhões de anos, a provável idade máxima do fundo basáltico da rocha submarina onde está a cratera.
Três quilómetros a oeste do "Ovo Estrelado", há outra depressão que apresenta características homólogas, embora tenha dimensões menores.

Fontes: Açoriano Oriental, i e Ciência Hoje

17 dezembro 2009

James Elroy Flecker (1884 - 1915)


To a Poet a Thousand Years Hence

I who am dead a thousand years,
And wrote this sweet archaic song,
Send you my words for messengers
The way I shall not pass along.

I care not if you bridge the seas,
Or ride secure the cruel sky,
Or build consummate palaces
Of metal or of masonry.

But have you wine and music still,
And statues and a bright-eyed love,
And foolish thoughts of good and ill,
And prayers to them who sit above?

How shall we conquer? Like a wind
That falls at eve our fancies blow,
And old Mæonides the blind
Said it three thousand years ago.

O friend unseen, unborn, unknown,
Student of our sweet English tongue,
Read out my words at night, alone:
I was a poet, I was young.

Since I can never see your face,
And never shake you by the hand,
I send my soul through time and space
To greet you. You will understand.

Mais aqui.

Mariano Peyrou


Auto-retrato

O melhor auto-retrato que conheço é o de um
pintor que vê um ovo e pinta uma ave. Há
pessoas cujo melhor auto-retrato está nas suas
unhas. Dez anos atrás julgava que o meu melhor
auto-retrato seria afinal um beijo durante o qual se
pensa no futuro para que voem juntos
os sabores. Toda a magia é ingénua. Toda
a palavra é mágica. Cinco anos atrás pintei o meu
melhor auto-retrato: um coração e um
corpo que vibra dentro dele e o alimenta. Dez
minutos atrás comecei um poema
pensando que em todas as palavras vibra um desejo
de silêncio, uma consciência de esterilidade.
Como me arrisco a passar por imbecil.
Todos os auto-retratos implicam um risco semelhante.
Os sonhos suicidam-se com soníferos.

[in O Discurso Opcional Obrigatório, Averno, 2009, pág. 29, tradução de Manuel de Freitas]

Autorretrato

El mejor autorretrato que conozco es de un
pintor que mira un huevo y pinta un ave. Hay
gente cuyo mejor autorretrato está en sus
uñas. Hace diez años pensaba que mi mejor
autorretrato sería al fin un beso durante el que se
piensa en el futuro para que vuelen juntos
los sabores. Toda magia es ingenua. Toda
palabra es mágica. Hace cinco años pinté mi
mejor autorretrato: un corazón y un
cuerpo que late dentro de él y lo alimenta. Hace diez
minutos comencé un poema
pensando que en toda palabra late un deseo
de silencio, una conciencia de esterilidad.
Cómo me arriesgo a quedar como un imbécil.
Todo autorretrato implica un riesgo semejante
Los sueños se suicidan con somníferos.

15 dezembro 2009

João Miguel Fernandes Jorge


XIX

Também tenho uma história do meu
pai para contar. Aos nove anos levou-
me a ver um doente. Era
inverno e a casa, meio derruída, ficava
na Tapada. Trazia ainda a húmida presença
das águas do rio. Aos nove anos
o eu funde-se com o presente vivido
com o dentro e o fora. Por isso o Tejo
foi para mim desde essa manhã
a casa da parede larga de adobe, o
quarto escuro sobre um enxergão
mal distingui um corpo
por inteiro reduzido à dor –

«Espera-me lá fora.» Mas fiquei junto à
sombra esboroada da parede. Trouxeram a
luz de um candeeiro
e o rosto não era o esperado com os traços rudes e
nobres de um homem do campo,
a face vivia um tempo feroz e gratuito. Daquele
homem guardo um estranho rumor
que suponho ser idêntico ao do ferido de morte
no chão de um massacre

oiço subir as águas do Tejo nos confins de
pedra; e todo o olhar vazio era, é
o enorme sítio do esquecimento
e toda a sua dor, a eternidade.

[in Mãe-do-Fogo, Relógio d'Água, 2009, pág. 30]

Renata Correia Botelho

Vai estar hoje na livraria Solmar (Ponta Delgada) com o seu livro Um Circo no Nevoeiro (edição Averno). Os gastos da apresentação correm a cargo de Rosa Goulart, professora da Universidade dos Açores. Às 20h30, para quem estiver em S. Miguel e goste de preciosidades.
Um Circo no Nevoeiro é o segundo livro da autora.

Renata Correia Botelho fala sobre o seu livro - Um Circo no Nevoeiro from ARTilharia TV on Vimeo.



"Um Circo no Nevoeiro" livro de poesia de Renata Correia Botelho lançado na livraria Solmar from ARTilharia TV on Vimeo.

14 dezembro 2009

Os mãos largas


Tadinhos, são tão contidos no aumento. Mais dez euritos por mês. Coisa assim para cinco almoços, vinte copos de água e um café aos fins de semana. Os patrões portugueses são uns mãos largas, essa é que é essa.
Isso que para o empregado é nada, para o patrão é a ruína. Como as empresas portuguesas têm uma média de 200 a 300 empregados (as mais pequeninas, claro, pois se forem grandes como as fábricas de televisores - onde Portugal é rei, como todos sabemos - estamos a falar de um universo de milhares), mais 15 euros era muito: já o patrão não podia comer a sua lagosta mensal ou o seu leitão de fim de semana.
E depois dizem que a produtividade em Portugal é baixa. Pois é, com patrões destes admira que Portugal não esteja lá mais para ocidente, assim no meio de uma fazenda brasileira.

Imagens





10 dezembro 2009

A água, o mar - perigos


Há mais de 5,33 milhões de anos, o Mar Mediterrâneo estava isolado do Oceano Atlântico. Era, por então, um lago salgado, entre 150 e 2700 metros abaixo do actual nível. E foi assim durante um longo período. Na altura, não havia estreito de Gibraltar, Europa e África estavam unidas.
Contudo, há cerca de 5,33 milhões de anos, as águas do oceano extravasaram aquele estreito – por causa de um levantamento tectónico - e provocaram, num período de dois anos, uma cheia repentina que implicou elevações no nível do Mar Mediterrâneo de mais de dez metros diários.
Num futuro não muito distante, pode haver mais mudanças de paisagem. Não por levantamentos tectónicos (que esses não se podem prever, por enquanto), mas devido a alterações climáticas. Portugal é um dos territórios que sofrerá bastante, dada a sua longa costa marítima. Viana do Castelo, Aveiro, Vila Franca de Xira, linha de Cascais e a Península de Setúbal são alguns dos lugares que podem vir a ser mais afectados.

Fonte i (1 e 2). Também aqui.

08 dezembro 2009

Mitos urbanos


O triângulo das Bermudas devora aviões e barcos, qual Adamastor do século XX. Com a mesma fé há quem defenda que jamais o homem deixou pegadas em solo lunar e que tudo não passou de uma engenhosa encenação americana. Se lhes acrescentarmos umas quantas descobertas que se vieram a revelar puras aldrabices, vemos quanto a falsa ciência é bem aceite pelos homens de todas as épocas. Embora seja cada vez mais difícil aos mistificadores aguentarem-se muito tempo.
O Triângulo das Bermudas remonta a Dezembro de 1945, depois do desaparecimento de cinco bombardeiros norte-americanos e do hidroavião que fora à procura desses aviões desaparecidos. Começou então a desenhar-se a lenda de que o Triângulo das Bermudas era uma área com pouco mais de 1 milhão de km², situada no Oceano Atlântico entre as ilhas Bermudas, Porto Rico e Fort Lauderdale (Florida), governada por forças do mal.
Sabe-se que por imperativos militares, as rotas eram para cumprir à risca. Isso fizeram os pilotos que tinham saído da base americana de Fort Lauderdale, na Florida, rumo aos céus das Bahamas, para uma prova que consistia em voar apenas com um bússola como instrumento de navegação. Perderam-se, pois as bússolas, fruto das condições electromagnéticas do local, deixaram de funcionar e como apenas tinham combustível para as provas de treino, que se previa simples, acabaram por cair e desaparecer em pleno mar. O hidroavião Martin Marimer que saiu em resgate incendiou-se e explodiu, fazendo jus ao modo como o designavam: tanque volante de gasolina.
A partir desses acontecimentos, começou a circular a lenda e como quem conta um conto acrescenta um ponto, cada história passou a incluir dezenas de falsos desaparecimentos. Estava lançado um dos mitos dos nossos tempos. Charles Frambach Berlitz escreveu mesmo um livro sobre o assunto pelos idos de 1974, que lhe trouxe fortuna.
O certo é que a zona é tão segura como outra qualquer, apesar de ser uma das que mais tráfego aéreo e marítimo regista.

06 dezembro 2009

Renata Correia Botelho


ponho entre aspas o teu nome,
metáfora arisca,
tão inútil como um circo
no nevoeiro.

[in Um circo no nevoeiro, Averno, 2009, pág. 27]

os teus lábios hasteados
numa manhã de julho.

soalheira visão
da morte.

[pág. 52]

Juan Marqués


Nocturno (un prólogo)

Detrás de tres de cada cuatro puertas
habita el sufrimiento
mientras sobre la noche reina
media rodaja de limón.

Siempre ha sido así
y así lo será siempre.

Ven a dormir conmigo.

Voy a cantarte un cuento.

Principio

No finjas que no sabes
que este minuto en el que todo cambia
es diario pero es irrepetible.

Sé valiente y levanta la cabeza:
acepta lo que ves
y agradece la vida mientras puedas.

Es el amanecer sobre la tierra,
y es la primera vez.

Lo has visto. Lo has perdido. Lo has ganado.

Sobre una carta de Rilke

Las baldosas nos aman, los raíles
desean lo mejor para nosotros.
Todo viene con buena voluntad.

El oxígeno está de nuestra parte.
También los minerales, dentro y fuera:
el calcio de los huesos, los desiertos de plata.
Un mar de clorofila.

Las estrellas conocen nuestro idioma
y lo hablan muy despacio.

Nos dicen que escuchemos,
que no nos dicen nada.

* *

Pisca internacional 2


Umberto Eco


"Como se sente uma pessoa quando olha para o céu? Pensa que não tem línguas suficientes que descrevam o que vê. Mesmo assim, as pessoas nunca deixaram de descrever o céu, recorrendo ao simples expediente de enumerarem o que vêem. Com os amantes passa-se o mesmo. Sentem uma deficiência na linguagem, uma falta de palavras que exprimam os seus sentimentos. E será que alguma vez os amantes desistem de o tentar fazer? Fazem listas: os teus olhos são tão belos, a tua boca também, e o teu colo... É possível ser muito pormenorizado."

"Nós temos um limite, um limite muito desanimador e humilhante: a morte. Por isso gostamos de tudo o que para nós não tem limites e que, portanto, não tem fim. É uma fuga que nos distrai de pensar na morte. Gostamos de listas porque não queremos morrer."

"As listas podem ser anárquicas."

"Os meus interesses mudam constantemente, tal como a minha biblioteca."

"Fiquei fascinado com Stendhal aos 13 anos e com Thomas Mann aos 15 e, aos 16, adorava Chopin. A seguir, passei a vida a tentar conhecer o resto. Neste momento, Chopin voltou a estar no topo da lista. Quando interagimos com as coisas da nossa vida, tudo muda. Se nada mudar, somos idiotas."

Tudo em i (traduzido do alemão)

Paul Valéry


Era um poeta sisudo e já em limite de idade quando se apaixonou por uma mulher bem mais nova. O enlevo durou algum tempo e acabou. Ele escreveu muito. Uma parte, cento e cinquenta poemas, apareceu em França, por alturas da Primavera, sob o título de Corona & Coronilla. Alguns dos poemas mais eróticos não foram publicados, por que razão não sabemos.
Jeanne Loviton foi a musa. Advogada divorciada, editora, escritora, mulher fatal, Jeanne assinava os seus livros como Jean Voilier. Diz Mauriac que ela foi a última personagem romântica da França de entre guerras. Entre os homens que a amaram contam-se Paul Valéry, Saint-John Perse, Jean Giraudoux, Bertrand e Jouvenel, Emile Henriot, Curzio Malaparte, Robert Denoël, Maurice Garçon, o Conde Grandi di Mordano (ministro mussoliniano dos negócios estrangeiros), dois embaixadores japoneses em Paris. Há até quem lhe chame um D. Juan de saias.


Em Espanha, pela mão do poeta e editor (Hiperión), Jesús Munárriz, sairá a edição bilingue. Alguns poemas traduzidos para castelhano podem ser lidos aqui. Como é domingo, transcrevemos um:

Le Beau Dimanche

Un jour mourant, mêlé de tonnerre et d'alerte,
Un Saule, tout tremblant de pluie, en robe verte,
Deux coqs, le blanc piteux, l'autre noir et vainqueur,
Et nous, tout attendris de nous faire un seul coeur
En qui la même amour s'aime, abonde et s'épanche,
Chère, cela compose un assez beau dimanche ;
Où ne manqua ce fruit de notre accord étroit :
La préparation sage des « Cours de Droit ».

04 dezembro 2009

Cem Mil Anos de Beleza


Pour la France, bien sur. Edita Gallimard. Cinco volumes, que na estante fazem uma pirâmide porque têm diferentes dimensões (vão aumentando de tamanho à medida que se vão aproximando do século XXI). Os custos correram a cargo da Fundação LOréal. 300 autores, de 35 nacionalidades e as perspectivas de, entre outros, historiadores, sociólogos, filósofos, psiquiatras, arqueólogos, antropólogos que procuram dar uma visão global do que é a beleza nas suas dimensões biológica, social e psicológica.
O objectivo é esclarecer o que significa o termo "beleza" em cada época e em cada civilização e também projectar o que poderá ser nas décadas vindouras, mas é também desconstruir os preconceitos de que a beleza é algo superficial, frívolo ou fútil, revela Elizabeth Azoulay, antiga professora da Universidade de Paris e actual gestora da empresa Babylone, em França. Segundo ela, "A beleza é como a língua. Toda a humanidade fala línguas diferentes e os cânones de beleza são diferentes de povo para povo; mas a necessidade de querer mudar o aspecto que se tem é universal".
"A beleza não é o resultado final, mas é a acção de transformação do nosso corpo, do nosso rosto", esta é uma definição universal, acredita Azoulay. E foi assim na Antiguidade. "A beleza tinha um papel importante em todas as sociedades, antes da invenção da escrita, e os grupos dependiam dela para se identificarem e serem reconhecidos pelos outros", explica. Essa necessidade de identificação, de reconhecimento, perdura até aos nossos dias e os exemplos vêm de todas as partes do mundo: as cortes europeias dos séculos XVII e XVIII desenvolvem um modelo estético em que a beleza é sinónimo de poder; na China, o poder de cada família traduz-se nos ornamentos, penteados e cores usadas.

Fonte: Público

03 dezembro 2009

A medíocre classe empresarial portuguesa

Já por várias vezes insistimos neste ponto: Portugal não está melhor porque as classes dirigentes são más. Nas classes dirigentes incluímos os empresários. As notícias confirmam: "ao contrário do que se passa noutros países, por cá parece não interessar ter um bom nível de literacia, porque esses valores têm pouco impacto no sucesso dos indivíduos no mercado de trabalho, avança o estudo [A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: Uma Análise]. Dois terços dos empregadores optam por profissionais pouco qualificados."
Ou seja, os empresários portugueses não seguem as teorias da Inovação e Qualidade. O que lhes interessa realmente é gastar pouco em salários para poder gastar muito em automóveis e noutros objectos empresarialmente produtivos.
Por estas e por outras, quando ouço certa gentinha a dizer que são as empresas que criam riqueza, penso se viveremos no mesmo país. Há chavões que já cansam. Com a agravante de muitos desses empresários receber benesses estatais e se alimentarem à custa dos contribuintes que exploram à má fila.

02 dezembro 2009

Segredos da ilha Terceira por Ruben Tavares


Manuel de Freitas

2007, Aldina Duarte

O Sr. Vinho fazia apenas mais
um ano do que tu. São coisas que
acontecem, tão exactas e por vezes
belas como a tristeza de saber
que «tudo aquilo que hoje
existe / um dia há-de morrer».

Aquele corpo, de olhos fechados,
pedia com as mãos que não
o fotografassem esta noite,
sujando uma alegria que até na dor
prevalece e ficou, durante alguns
segundos, encostada aos nossos ombros.

Só quando ouviram Ai Meu Amor
se Bastasse as pedras de gelo
aceitaram desfazer-se no meu copo,
muitos anos depois de termos gasto a morte:
agora que nenhum esquecimento basta
e se reacende, todavia, a vela frágil do amor.

[in Jukebox 1 & 2, Teatro de Vila Real, 2009, pág. 39]

Anthony Braxton, Duo part I

A miséria mental dos nossos dias


Por alguma razão os julgamentos na praça pública configuram um atentado aos direitos dos indivíduos. Mas... os jornais precisam de vender papel, as rádios e televisões precisam de espectáculo para aumentar audiências e receber dividendos publicitários. E a populaça, mesmo que não esteja por dentro do assunto, logo que lhe cheire a sangue, vem a terreiro com as suas facas e foices e gritos e dedos acusadores. Mesmo gente que devia ter mais algum juízo não deixa passar a a oportunidade de vender o seu peixe.
E se isto é assim com o zé-ninguém, calcula-se como é quando o indivíduo é "famoso". Já aqui fizemos uma breve referência ao caso das escutas a Sócrates. Agora, chega-nos a notícia do linchamento moral de um espanhol acusado de matar e violar a filha da mulher com quem vai casar. Que, afinal, não passou de erro médico grosseiro amplificado pelos media. O homem, de 24 anos, está dopado e já não reage. Que raio de tempo este, hã?
"Tudo começou na sexta-feira passada, com a morte de Aitana, uma menina de três anos que vivia com a mãe na ilha de Tenerife. No domingo anterior, Aitana tinha sofrido uma queda violenta num parque infantil e foi levada ao hospital pela mãe e por Diego P. O médico afirmou não haver fracturas e receitou um analgésico. “Em três dias estará a correr como se não fosse nada”, terá dito ao casal.
A criança continuou a queixar-se de dores na cabeça e na terça-feira seguinte, dia 24, desmaiou. Diego levou-a ao médico, onde foi diversas vezes reanimada. O médico que a observou achou que pequenas marcas na pele poderiam ser queimaduras causadas intencionalmente e levantou a possibilidade de agressão sexual. Diego foi de imediato detido e na sexta-feira, após a morte da criança, a detenção foi confirmada por um juiz.
As reacções foram imediatas. “Que caia sobre ele todo o peso da lei”, afirmou a advogada María Dolores Pelayo. A porta-voz do Forum contra a Violência, Magalines Rosales, recordava que os maus tratos e abusos sexuais a crianças são uma das formas de violência de género “mais escondidas na sociedade”."
Mais aqui, aqui e aqui.

01 dezembro 2009

Rir até às lágrimas


Às vezes a gente apenas quer que o mundo seja um lugar limpo, bem vestido, certinho, com risca ao meio. Às vezes a gente está no grau zero da imbecilidade e quase quase feliz. Mas, pouco depois, seja por causa dos trocos que se foram, ou por causa de alguém que nos fez sentir medíocres, abre-se em nós uma raiva fortíssima e só nos apetece declinar adjectivos e mandar todos os diminutivos para aquela parte (o eufemismo come tudo, o eufemismo come tudo). O mais engraçado é que nem o mundo se desvia um milímetro nem Portugal deixa de ser Portugal. Apenas nós nos sentimos mais e menos, menos e mais, numa ondulação que acaba por enjoar.
Assim, cansam-nos todos os tiques urbanos e bem-pensantes, tal como nos cansam os arrotos e as palavras demolhadas em lugar-comum dos bêbebos.
O que nos vale é haver quem olhe para nós com simpatia e nesse instante o desarranjo sossega. E quando o desarranjo sossega até o discurso do D. Duarte Pio parece uma anedota bem contada. E rimos, rimos às gargalhadas, até às lágrimas.
"Numa época conturbada como a que se vive hoje em Portugal, prepara-se, com grande despesismo, a comemoração, em 2010, do centenário da República". Há despesas que incomodam os monárquicos, pois claro.

29 novembro 2009

Para quem gosta de desenhar



os lápis são uma tentação. Por isso fomos espreitar a Viarco, que produz lápis e outros produtos para desenho altamente sedutores. No sítio da empresa descobrimos um pouco da história dos lápis no nosso país.
A origem do fabrico de lápis em Portugal remonta ao ano de 1907 quando o Conselheiro Figueiredo Faria juntamente com o seu sócio o Engenheiro Francês Jules Cacheux decidem construir em Vila do Conde uma unidade industrial de fabrico de lápis, designada por “Faria, Cacheux & Cª” também conhecida como Portugália.
Apesar da Portugália ter sido pioneira e bem sucedida no desenvolvimento e produção de artigos de escrita no país pensa-se que a sua actividade terá sido gravemente afectada com a entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial, principalmente pela Grande Depressão de 1929/31.
A viragem dá-se em 1931, quando Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria e figura proeminente de S. João da Madeira, decide diversificar o ramo de actividade da Vieira Araújo & Cª, Lda, e adquire a Fábrica Portuguesa de Lápis. No ano de 1936 é registada a marca que acompanharia gerações de portugueses até aos dias de hoje - Viarco.
Como é que fazem os lápis?
Grafite, argila e água são misturadas no moinho cerâmico (mais argila ou grafite conforme a graduação pretendida B, HB, H...), até se criar uma massa consistente e uniforme. Esta massa será colocada em sacos e introduzida numa estufa que lhe retirará a maior parte da água. O resultado, uma pedra de argila e grafite, vai ser triturada e reduzida a pequenos grãos de mistura que posteriormente serão introduzidos em rolos compressores para eliminar quaisquer impurezas existentes na argila.
Após este processo, o produto resultante será compactado num martelo pilão, formando um cartucho maciço de grafite com graduação pré-determinada que será colocado na prensa de onde sairão os “fios” de mina. Estes “fios” são cortados à medida pretendida do lápis, entrarão para uma máquina de secar que lhes retirará a água que ainda resta e vão cozer num forno à temperatura 1020ºC. Para que as minas fiquem resistentes, macias, aptas a escrever e apagar serão ainda de ser impregnadas de gordura por osmose.
As minas de cor têm por base da sua concepção o caulino, tylose, água e os pigmentos que lhes darão a cor pretendida. Estes produtos são introduzidos no misturador, formando uma massa consistente que será esmagada entre os rolos compressores, eliminando assim eventuais impurezas que prejudiquem a boa utilização do lápis de cor.
A partir desta fase, o material resultante seguirá o percurso já descrito anteriormente entre o martelo pilão e a máquina de secar, sendo que as minas de cor não irão ao forno cozer e são impregnadas de estearina e outras ceras em vez de gordura.
Para continuar a ler esta história fascinante, vá pelos seus dedos.
A Viarco tem novidades: uma aguarela de grafite para pintura, barras de grafite aguarelável para uso em grandes superfícies e um estúdio portátil com utensílios incluídos. Fazem parte da a linha ArtGraf, vocacionada para os técnicos das artes plásticas e design.

28 novembro 2009

António Barreto ao i


"Parece-me óbvio que há uma falta de empresários, de capitalistas. Será um problema ancestral? Vem da nossa maneira passada de viver e de gastar? Dos desperdícios? Do facto de os ricos portugueses terem vivido à sombra do Estado durante 200, 300 ou 400 anos? De o Estado ter ocupado tudo desde os Descobrimentos? Não quero ir por aí, mas o resultado é este. Há poucos empresários, poucos capitalistas com capitais, as elites são fracas e têm uma noção medíocre do serviço público."

"Entre 1960 e 1995 houve uma verdadeira cavalgada: fomos o país que mais cresceu e se desenvolveu na Europa, com uma mudança demográfica completa, outra nos costumes, algo de absolutamente fantástico! De repente chegámos a 90 ou 95 e percebemos que não tínhamos inovado nem criado muito... Fizemos auto-estradas - qualquer país com um cheque na mão as faz -, mas não fizemos novas empresas, novos projectos, novos produtos. E perdemos muito do que tínhamos: demos cabo da floresta, demos cabo da agricultura, demos cabo do mar. Três coisas imperdoáveis, três erros históricos."

"Os poderes só receiam uma coisa: a opinião dos homens livres."

Mais no i

27 novembro 2009

Outras histórias de amor trágico



O amor é um substantivo carregado de sentidos. Tantos que abarca doenças, taras, manias, ciúmes, assassínios, necrofilias e muito mais.
Veja-se a história de Joana, que apareceu morta na mala de um carro, com a cabeça envolta num saco plástico, em Fagilde. Tinha 20 anos e andava no 1.º ano do Curso de Comunicação Social, em Viseu. O assassino era mais velho dois anos e estudava Engenharia do Ambiente, no Instituto Politécnico de Viseu.
No dia em que morreu, Joana Fulgêncio não foi jantar a casa, com a mãe, porque foi ter com o namorado, David Saldanha.
Foram vistos a fazer compras no centro comercial Fórum Viseu, no centro da cidade, pouco depois das sete. Era impossível confundi-los. Ela, 20 anos, alta, com lentes de contacto azuis, decote e minissaia. Ele, 22 anos, mais baixo do que ela, cabelo pintado de louro, calças ao fundo do rabo e maquilhagem nos olhos. Andaram às compras no Fórum. Depois, terão ido jantar ao Palácio do Gelo, outro centro comercial, enorme e muito movimentado, à saída da cidade.
Há quase cinco anos, Joana e David cruzaram-se por acaso na rua, sorriram e amaram-se logo. Pouco depois começaram a namorar: no dia 3 de Julho de 2005. O número 03-07-05 tornou-se mágico. Está gravado em capas de cadernos, em fotografias, em quadros, em t-shirts, em sapatilhas. Era com ele que Joana apostava no Euromilhões.
Ele tratava-a com nomes tão sugestivos como couve, manga, abelha, árvore.
A Joana tinha a vida toda planeada. Daqui a dois anos comprar uma casa no Porto, casar com o David e ter dois filhos, chamados Mariana e Bernardo. Joana conheceu David aos 15 anos e nunca teve outro namorado. Apesar disso, David era ciumento. Não deixou a namorada participar nas praxes académicas, afastava-a de amigos e amigas, criticava-a por usar minissaia, e até de perder peso, porque poderia atrair outros homens. Punha-a a comer Nestum.
Apesar de possessivo, teve várias escapadelas, até mesmo relações com outras raparigas. Mas voltava sempre para Joana, o que sempre a deixava feliz.
Discutiam e reconciliavam-se. Até que ela apareceu dentro da mala do Peujeot 306 com que tinham saído, para jantar fora, despenhado num socalco junto ao rio. O crânio estava desfeito e metido num saco de plástico. David, que apareceu ferido, num bar de Fagilde, contou à Polícia uma história de ameaças, carjacking e sequestro. Mas depois, ao ser confrontado com as imagens de uma câmara de video-vigilância, confessou que foi ele que a matou com um objecto metálico. Matou a namorada desferindo-lhe golpes no crânio. A seguir, como o sangue se espalhasse por todo o carro, envolveu a cabeça de Joana num saco de plástico, meteu o corpo na bagageira e empurrou o carro pela ravina, junto à barragem.
Há quem veja nisto uma história de amor. A mim parece-me mais uma história de terror, com muita demência à mistura.

Cultura cívica


Há no nosso país uma tolerância medieval para com os abusos de poder, sejam eles do poder judicial, sejam do poder executivo.
O acidente que se deu hoje em Lisboa entre duas viaturas de alta cilindrada do Estado é bem a prova disso. Supostamente, não se pode circular a mais de 40 dentro das localidades. Mas circula-se muitas vezes a velocidades três ou mais vezes superiores.
O acidente teve a particularidade de envolver nada menos nada mais do que o secretário-geral do Gabinete de Segurança Interna, Mário Mendes, e o sub-secretário-geral do mesmo organismo, Paulo Lucas.
Não sabemos se iam no banco de trás ou no da frente e se levavam ou não cinto de segurança. Apenas que um dos veículos, ou o destes senhores ou o do motorista do presidente da Assembleia da República, ia em excesso de velocidade.
O que é imperdoável num estado de direito.

Dormir com a morta



Supostamente uma notícia é o relato objectivo (o mais objectivo de um acontecimento). Mas os jornalistas são gente e, como tal, dados a ter muitas opiniões e a deixá-las espalhadas pelo que escrevem. E quando o assunto lhes permite explorar uma qualquer veia de poetastro, é ver como baralham tudo o que são dados. Os acontecimentos reportam-se a um um vietnamita de 55 anos, que dormiu junto do corpo morto da mulher durante cinco anos. Um imitador moderno dos preceitos românticos.
A notícia pouca informação dá, embora revele bastante do lado "apaixonado" do jornalista, que escreve: "Há histórias de amor assim, que fogem à compreensão das mentes humanas comuns; há paixões que nem a morte esmorece, literalmente. Há uma ternura que nem a morte é capaz de travar, uma vontade de abraçar o corpo de alguém que se amou, ainda que esse alguém não passe já de um cadáver em decomposição, que nada pode impedir."
De resto, como podem ver, a notícia é confusa. A mulher morreu em 2003, o homem, com saudades, ia dormir sobre a campa (o que fez durante 20 meses). Depois, por causa das condições climatéricas, escavou um túnel até ao corpo da mulher, retirou-o da tumba e levou-o para casa, vestindo-o e dormindo abraçado ao cadáver.