09 maio 2009

New York Street Advertising Takeover







Arte versus publicidade. Arte contra a publicidade. Arte e publicidade. Arte pública na cidade. Qualquer que seja o ponto de vista, não deixa de ser agradável pensar que por umas horas de luxo vale a pena levantar os olhos e ver. Ver que a cidade não é apenas um imenso mercado.
Isso mesmo pensaram 80 nova-iorquinos e activistas com outras naturalidades e nacionalidades que, depois de vários meses de organização, encheram os espaços publicitários com obras da sua autoria. Disfarçados de trabalhadores municipais pintaram, taparam, reescreveram painéis publicitários em plena luz do dia.
Muitos nova-iorquinos gostaram da ideia e isso mesmo manifestaram aos activistas do Public Ad Campaign. Mais do que arte, trata-se, diz o fotógrafo Jordan Seiler, de "demonstrar que há vontade de participar publicamente na construção visual dos espacios que todos partilhamos".
Entre os interventores estavam, além de artistas como Seiler ou Posterboy, gente como Tristan Eaton (proprietário do Thunderdog Studios), Ji Lee (director criativo do Google Creative Lab), um biólogo, uma empregada de uma loja de roupa, entre tantos outros.
Arte efémera, uma vez que o gesto é ilegal e dá direito a cadeia. A polícia prendeu quatro manifestantes.
Tudo no dia 25 de Abril de 2009. Mais aqui, aqui e aqui.





Sem comentários:

Enviar um comentário