A Terra tem 4,6 mil milhões de anos. Encontrar restos da crosta original, a maior parte da qual foi esmagada e reciclada no interior do planeta várias vezes, é um grande achado.
Ao longo do tempo, as placas continentais e oceânicas afastaram-se, embateram, foram sendo produzidas através da actividade vulcânica e desapareceram. Ao mesmo tempo produziram oceanos, montanhas, mares, esculpindo a forma do planeta.
As rochas mais antigas da Terra encontram-se ao largo da Baia de Hudson (Canadá). Têm 4,28 mil milhões de anos.
Até agora, eram apenas conhecidas rochas com 4,03 mil milhões de anos, no afloramento rochoso de Acasta Gneiss nos Territórios de Noroeste do Canadá.
A nova descoberta faz recuar em 250 milhões de anos a data da crosta mais antiga que se manteve estável.
Por acaso tenho um conjunto de vários dvd editados e emitidos no final de 2007 pela CBC ( a televisão estatal canadiana que na parte francófona se chama radio-canada), comemorativos do ano do planeta terra "geologic journey" cujo um dos episódios é mesmo relativo ao escudo canadiano. a série é linda de se ver e ter (bilingue en-fr).
ResponderEliminarJulgo que ainda se pode adquirir na amazon, eu trouxe-a quando fui à minha terra natal no último outono.
Obrigado pela dica, geocrusoe.
ResponderEliminar