17 junho 2008

Recordar Eratóstenes


O solstício ocorre duas vezes por ano: a 21 de Dezembro e a 21 de Junho. O dia 21 de Dezembro (solstício de Inverno) é o que tem a noite mais longa do ano. 21 de Junho é o dia mais longo (solstício de Verão). Isto se estivermos no Hemisfério Norte. Já que no Hemisfério Sul é ao contrário.

Quando o solstício ocorre no Inverno, significa que esse dia é o menor do ano e a noite é a mais longa. Quando ocorre no Verão, significa que é o maior dia e a menor noite do ano.

Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento em latitude, da linha do equador.

Há mais de 2000 anos, no solstício de Verão, Eratóstenes (matemático, geógrafo e astrónomo grego), utilizando as sombras projectadas pelo Sol em dois locais do actual Egipto e cálculos geométricos muito simples, foi capaz de determinar o raio da Terra com precisão.

Para comemorar o feito "notável", os centros Ciência Viva de Estremoz e de Constância e a Câmara Municipal de Estremoz associaram-se num conjunto de actividades que vão permitir que jovens em todo o país recriem a experiência de Eratóstenes.

O coordenador do Centro Ciência Viva de Estremoz, Rui Dias, disse hoje que, além da recriação da experiência do sábio grego, a iniciativa pretende também permitir que os jovens percebam como resultaram muitos dos avanços da ciência.

"É preciso que os jovens percebam que muitos dos avanços científicos, que permitiram o desenvolvimento tecnológico actual, resultaram mais da intuição genial de alguns cientistas do que de complicadas experiências ou do recurso a cálculos e equipamentos muito sofisticados", salientou o responsável, também professor da Universidade de Évora.

No sábado, em vários locais públicos de todo o país, entre as 10h00 e as 15h00, vão ser realizadas medições relacionadas com a trajectória solar, que serão disponibilizadas em tempo real na Internet.

Depois, entre as 15h00 e as 17h00, todos os locais que participam na actividade vão utilizar os dados recolhidos para determinar algumas das principais dimensões da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário